A comitiva do Sistema OCB Amapá foi até a cidade de Belém (PA) conhecer as experiências de sucesso da principal vitrine do Cooperativismo do Estado do Pará. A Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (FENCOOP), que chegou a sua 3ª edição, ocorreu de 26 a 28 de abril, na Estação das Docas, orla da capital.
A equipe formada pela Presidente, Maria Nascimento, o Superintendente do SESCOOP-AP, Michel Araújo, o gerente de desenvolvimento de cooperativas, Marcelo Sarmento, e a analista de cooperativismo, Marcela Pinheiro, visitaram o espaço, participaram de eventos dentro programação, como workshops e exposições, e trocaram experiências com dirigentes e lideranças do cooperativismo vizinho.
“A gente tem participado de muitos intercâmbios e feito muitas trocas nesses eventos. Essa troca de experiência nos faz crescer juntos, porque todos somos coop. E, no caso do Pará, nós temos muitas semelhanças entre as cooperativas na maioria dos ramos. Toda essa experiência nos abre horizontes de novas ideias”, avaliou Maria Nascimento.
Encontro de mulheres e jovens
Dentro da programação da FENCOOP, a comitiva amapaense também participou de dois importantes eventos: 1º Encontro de Jovens Cooperativistas e 1° Encontro de Mulheres Cooperativistas – que objetivam impulsionar a participação ativa destes dois públicos no setor, inclusive com a ocupação de cargos de alto nível
Os eventos foram voltados tanto para cooperadas, vinculadas e prestadoras de serviços dentro das cooperativas.
Ao final do encontro de Mulheres Cooperativistas, foi apresentada a primeira formação oficial do Comitê Estadual, que nasceu durante a 2ª FENCOOP, em 2022.
“Assim como no restante do Brasil, no Amapá, a presença e o protagonismo feminino, e dos jovens, ainda precisar se fortalecer. Estabelecer esses comitês tem sido uma tendência do cooperativismo nacional e no Amapá não será diferente”, afirmou Nascimento.