Durante dois dias, 28 e 29 de fevereiro, conselheiros, diretores e outros membros de cooperativas participaram de um intensivo Curso para Conselheiro Fiscal, promovido pelo Sistema de Cooperativas do Amapá (OCB-AP).
Durante os dois dias, a instrutora Neuma Simões, abordou temas sobre funções, atribuições, o papel de conselheiros, a importância do conselho fiscal e noções sobre balanço patrimonial, construção de ATA, entre outros.
Ela destacou que a cultura da cooperação é fundamental para o engajamento do associado dentro da cooperativa. Por isso, antes dos conteúdos mais específicos, ele fez questão de trabalhar valores e princípios do cooperativismo brasileiro e as leis, com ênfase na função do conselho fiscal.
“Aqui nós temos presidentes de cooperativas, temos conselheiros e temos associados, então para a gente trabalhar bem o Conselho Fiscal, nós temos que mostrar um pouco da gestão como um todo. Dêmos muita ênfase na gestão que trabalha junto com o conselho fiscal, que cuida da cooperativa, porque muitas vezes os gestores não percebem que estão fazendo a coisa errada, muitas vezes por falta de entendimento técnico. O conselheiro tem que ter competência técnica.”, explicou a instrutora.
A presidente do Sistema OCB-AP, Maria Nascimento, e o superintendente do SESCOP-AP, Michel Araújo, fizeram uma avaliação positiva do aprendizado.
“Estamos aqui para fortalecer o cooperativismo e garantir a transparência e a eficiência em nossas cooperativas. Tenho certeza de que saímos daqui mais capacitados e motivados para construir um futuro ainda mais promissor para o cooperativismo no Amapá”, destacou Nascimento.
“O papel do conselheiro fiscal é de extrema importância para a saúde financeira e a governança das cooperativas. Que bom ver tantos membros engajados em aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Este curso é essencial para fortalecer a estrutura das nossas cooperativas”, avaliou Araújo.