Após um ano de renascimento, a Cooperativa de Mulheres Agroextrativista do Amapá (COOMAP), sediada na Colônia Agrícola do Matapi, no município de Porto Grande, comemora os frutos conquistados em 2022 com sua volta ao mercado do cooperativismo e diante dos bons resultados, projeto um 2023 ainda melhor.
Criada em 2018, a entidade passou por algumas dificuldades, sobretudo nos dois anos de crise da pandemia de covid-19. Em 2022, com auxílio do Sistema OCB Amapá, ela retomou as atividades e avançou com o projeto de irrigação que possibilitou aumento da produção de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes.
Com a produção de volta e a reconquista do mercado, a COOMAP pode alçar novos voos e entrou para uma atividade nova, através do Programa Amapá Cacau, do Governo do Estado, que doou centenas de mudas e repassou técnicas de plantio para a consolidação da nova cultura para as mulheres da COOMAP. No total, 30 famílias do Matapi estão engajadas na nova atividade.
A cooperativa também passou no processo seletivo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) garantindo escoamento da produção.
A presidente da COOMAP, Flávia Maria Lauret Firmino, de 39 anos, fez uma avaliação da retomada da entidade e da expectativa para este ano com um projeto para beneficiar a produção das agroextrativistas, que agregará mais valor e renda.
“É desafiador, mas também é gratificante quando a gente começa a colher os frutos. A gente tem o sentimento de gratidão de poder ajudar as famílias, ajudamos 20 famílias com o projeto da irrigação e mais 30 com o Amapá Cacau. Este ano vamos atrás de mais, estamos fazendo uma parceria com uma outra cooperativa para uma fábrica de poupa de frutas, já temos o prédio e a preparação dele está sendo concluída, vai gerar renda para as mulheres do campo”, destacou Flávia Laurent.
A presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, ressaltou que 2022 foi um ano de muito trabalho para COOMAP e ela prevê que mais frutos serão colhidos este ano.
“Foi motivo de muita felicidade para nós conseguirmos ajudar esta cooperativa a retornar com suas atividades. A presidente Flávia, uma mulher jovem que demonstrou muita garra e todo o seu valor representando essas mulheres trabalhadoras, está de parabéns e este ano nós estaremos juntos novamente para fazer a COOMAP crescer ainda mais”, afirmou Nascimento.