Uma noite para celebrar o talento de quem trabalha, todos os dias, para fazer do cooperativismo brasileiro um dos mais fortes do mundo. Foi assim a cerimônia de entrega dos troféus da 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do ano, realizado agora há pouco, em Brasília, pelo Sistema OCB. O evento contou com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas e amigos e parceiros do movimento.
O Sistema OCB Amapá estava representado pelo presidente da OCB/AP, Gilcimar Pureza; o superitendente do Sescoop/AP, Juarez Oliveira, e o conselheiro da OCB/AP, Marcelo Padilha. “É extramente importante e gratificante fazer parte e ajudar a construir a história do cooperativismo”, ressaltou Gilcimar Pureza.
Aguardado com muita expectativa não só pelas cooperativas finalistas, mas todos os atores do setor cooperativista, o ranking do prêmio ficou assim:
Categoria: Comunicação e Difusão do Cooperativismo
1º lugar – Coocafé
2º lugar – Aurora Alimentos
3º lugar – C.Vale
Categoria: Cooperativa Cidadã
1º lugar – Unimed Nordeste RS
2º lugar – Copacol
3º lugar – Sicredi Celeiro do MT
Categoria: Desenvolvimento Sustentável
1º lugar – Coogavepe
2º lugar – Unimed Cuiabá
3º lugar – Sicoob Aracoop
Categoria: Fidelização
1º lugar – Coopertransc
2º lugar – Cooper Cred Pif Paf
3º lugar – Cooperativa Agropecuária de Macuco
Categoria: Inovação e Tecnologia
1º lugar – Coplana
2º lugar – Coopama
3º lugar – Coodapis
Categoria: Intercooperação
1º lugar – Copacol
Com: Coagru, Unitá e Coperflora.
2º lugar – Fecoagro SC
Com: Cooper A1, Cooperauriverde, Cooperja, Copérdia, Cooperitaipu, Cravil, Aurora Alimentos, Coocam, Cooperalfa, Coopervil e Coolacer.
3º lugar – Lar
Com: C. Vale, Copacol e Coopavel.
SIGNIFICADO – Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o resultado do 10º Prêmio SOMOSCOOP significa muito para o país. “Hoje, estamos aqui para celebrar o esforço de cada cooperado brasileiro; homens e mulheres que trabalharam muito para superar as dificuldades de uma crise econômica que dificultou demais a vida do trabalhar. Ao longo deste ano, falei muito que o cooperativismo é uma fonte perene de confiança e a maior prova disso é este troféu, entregue a cooperativas de regiões distintas, com tamanhos e atividades diferentes. Estou muito satisfeito, pois temos excelentes exemplos para o Brasil e para o mundo”, declarou a liderança.
IMPORTÂNCIA – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, também deixou sua mensagem aos cooperados brasileiros: “ser cooperativista é saber que somos todos um só. É acreditar que só é possível ter um mundo justo e equilibrado quando desenvolvimento econômico e social andam de mãos dadas. Mais do que acreditar nisso, ser cooperativista é trabalhar por isso. Uma atuação pautada na transparência e na austeridade, reforçando o compromisso com o nosso país.”
JULGAMENTO – Nesta edição, o Prêmio SOMOSCOOP contou com uma participação muito especial e que merece o reconhecimento das cooperativas brasileiras: a comissão julgadora, formada por representantes: da Apex, Banco Central, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Embrapa, FAO, FNQ, IICA, Isto é Dinheiro, Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho e Previdência Social, Natura, Observatório do Cooperativismo e Sebrae. Todo o processo foi auditado pela empresa CSS Auditores Independentes.
SAIBA MAIS – O Prêmio SOMOSCOOP, entregue a cada dois anos, é a nova marca do até então chamado prêmio “Cooperativa do Ano”, que já reconheceu, ao longo dos últimos 12 anos, 81 cooperativas de 17 estados brasileiros. De cara nova, o prêmio é um reconhecimento à criatividade das cooperativas brasileiras e, principalmente, aos bons resultados obtidos por elas. Com esta iniciativa, o Sistema OCB reforça o papel das cooperativas – um modelo de negócio competitivo, gerador de renda, de felicidade e que se preocupa com o econômico, sem se esquecer do social.