Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas – tema central do Dia de Cooperar – juntaram os parceiros do em torno de um bem comum: melhorar a vida das pessoas. Para isso, eles apresentaram várias alternativas de tecnologias sociais, iniciativa que alia o conhecimento científico com o saber comunitário.
A programação ocorreu no último sábado, 12, Dia das Crianças, no Complexo do Araxá, em Macapá, e foi organizada pelo Sistema OCB Amapá.
Uma dessas inciativas foi desenvolvida especialmente para as pessoas e comunidades que ainda vivem no isolamento. A Universidade Federal do Amapá (Unifap), com os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica, apresentaram três sistemas autônomos de geração de energia solar.
O destaque foi a tecnologia desenvolvida para ribeirinhos e extrativistas que não têm acesso à energia elétrica convencional: a batedeira de açaí solar, que pode funcionar em qualquer comunidade isolada.
“O sistema funciona plenamente, mas ainda estamos melhorando o projeto, buscando baratear o custo do sistema. Mas estamos felizes em poder mostrar essa tecnologia nessa vitrine que é o Dia C, também pudemos interagir e conhecer outras tecnologias sociais, pensar novas iniciativas para que a gente possa aplicar e melhorar a vida das pessoas”, avaliou a acadêmica Alana Feijó.
Ao lado do stand da Unifap, a equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deu uma pequena amostra de três projetos que trabalham quatro ODS: 3º – Saúde e Bem Estar; o 5º – Igualdade de Gênero; 6º – Água Potável e Saneamento; e o 17º – Parcerias e Meios de Implementação.
Os destaques são os Projetos Salta Z, que trata água de rios e mananciais para o consumo de comunidades distantes no Amapá, e o projeto Mulheres, Saneamento e Educação Ambiental, que une mulheres líderes de comunidades com implantação da tecnologia Z desenvolvida pela Funasa.
O Sistema OCB-AP conseguiu levar para sociedade Amapaense, na prática, o que são os ODS, apresentando o trabalho de dezenas de instituições que contribuem com nosso estado e o mundo. A Embrapa com suas tecnologias sociais, que agregam iniciativas científicas ao conhecimento popular. A UNIMED FAMA com sua ampla cobertura de atendimentos em prol da saúde e bem-estar. A Uniodonto Amapá que despertou a curiosidade e interesse das crianças pela saúde bucal de uma forma dinâmica. A Marinha do Brasil com o alerta que vem das águas sobre as vítimas de escalpelamento.
O Dia de Cooperar no Amapá se torna um marco, por conseguir agregar em um único evento os 17 ODS, e disseminar a prática ao conhecimento de todos.
Parceiros
Participaram da edição 2019 do Dia de Cooperar: Diocese de Macapá, Embrapa, Unimed Fama, Uniodonto, Sesc, Sest-Senat, Escola Família Agrícola do Carvão, Secretaria de Estado da Mulher, Funasa, Unifap, Tribunal Regional do Trabalho, Sesi, Senai, Ifap, Caritas, Prefeitura de Macapá, Câmara de Vereadores de Macapá, Iepa, Marinha do Brasil, ICMBio, OAB, Tribunal Regional Federal, Corpo de Bombeiros e 26 Cooperativas do Amapá.