O sistema OCB/SESCOOP iniciou uma série de visitas técnicas a cooperativas do interior do Amapá com o objetivo de auxiliar as entidades a crescerem e se consolidar no mercado amapaense.
Desde janeiro, as organizações de cooperados estão recebendo equipes técnicas da OCB/AP para treinamentos, palestras e orientações sobre temas como assembleias gerais, gestão de processos, serviços de constituição, entre outros temas estratégicos para a consolidação das entidades. Neste primeiro momento as visitas foram concentradas nas cooperativas regulares da região sul do estado do Amapá.
De acordo com o analista de capacitação e monitoramento do Sistema OCB Amapá, Marcelo Sarmento, as visitas têm o intuito de acompanhar de perto todos esses procedimentos em assembleias, para que as cooperativas realizem os procedimentos de acordo com o que rege a lei 5764/71, a lei das Cooperativas Brasileiras.
“Além disso, também temos o objetivo de assessorar os dirigentes em todo processo administrativo, de forma a auxiliá-los e contribuir para o bom desempenho das cooperativas no mercado”, explicou Sarmento.
Atendimentos
Até a terceira semana de janeiro, as cooperativas visitadas e os temas trabalhados foram os seguintes:
– Nutricastanha (Cooperativa dos castanheiros de médio e alto Maracá): Palestra sobre Cooperativismo e assessoria em assembleia geral ordinária e extraordinária.
– Coopemac (Cooperativa mista de mulheres extrativistas do alto cajari): assessoria em assembleia geral ordinária
– Comaru (Cooperativa mista dos produtores e extrativistas do rio Iratapuru): Palestra sobre Cooperativismo e assessoria em assembleia geral ordinária e extraordinária.
– Coopervitoria (Cooperativa de pesca, pecuária e extrativismo do sul do Amapá):Assessoria técnica para elaboração de edital de convocação para assembleia geral ordinária e extraordinária.
– Coagro: Assessoria técnica para serviços de constituição
– Coopmoveis(Cooperativa de moveleiros do Jari): visita técnica para gestão de processos.
– Cooapavaj: Visita técnica para processo de constituição.
– Cooperflora (Cooperativa mista dos agroextrativistas dos produtores do vale do Jari): visita técnica para gestão de processos.