Foi na prática que os participantes do Curso de Procedimentos Assembleares – Aspectos Legais e Societários testaram os conhecimentos adquiridos no primeiro dia, quando estudaram como devem ser feitos os processos que por lei precisam ser decididos em sessões com a presença de cooperados, diretores e conselheiros.
O curso, iniciado na quinta (17), foi concluído nesta sexta-feira (18), na sede do Sistema OCB-AP, no Centro de Macapá, com a simulação de uma Assembleia Geral Extraordinária.
Antes da simulação, o Assessor Jurídico do Sistema OCB-AP, o advogado Eide Figueira, passou instruções sobre a construção do edital de convocação a diretores, cooperados e colaboradores de mais de 20 cooperativas presentes nos dois dias de treinamento.
Uma das dicas do Dr. Eide é não copiar ou adequar documentos de antecessores, mas sim criar o edital de acordo com a realidade da entidade e a comunidade a qual está inserida
“Estamos entrando numa nova era do Cooperativismo no Amapá, então não podemos mais errar como fazer assembleias que sejam anuladas, pois isso gera custos. Portanto os cooperados precisam saber de seus direitos e deveres”, comentou a Presidente do Sistema OCB-AP, Maria Nascimento, que acompanhou os trabalhos neste segundo dia de curso.
Entre outros aspectos, o treinamento abordou como devem ser feitas eleições para diretoria, conselhos fiscal e administrativo, constituição de cooperativas, entre outras atividades que por lei precisam ser decididos em assembleia.
“Escolhemos fazer a simulação de de uma Assembleia Extraordinária para treinar mais situações que podem ocorrer, além daquelas demandas específicas de uma AGO”, explicou o Analista de Cooperativismo da OCB-AP, Marcelo Sarmento, um dos instrutores do curso.
Para administradora Ediléia Guedes, que dá suporte à criação de uma cooperativa na comunidade tradicional da Foz do Rio Mutuacá, no Distrito de Mazagão Velho, o curso chegou na hora certa.
A entidade do ramo Agropecuário que ela apoia está em processo de constituição e prestes a fazer a sua primeira assembleia, após a visita de técnicos do Sistema OCB-AP, no início do mês, orientando a comunidade na construção do novo empreendimento.
“Muito proveitoso o curso, que chegou na hora certa porque estamos em processo de formação, estamos nos primeiros passos, elaborando edital de convocação, fazendo o estatuto para primeira eleição e tudo isso terá que ser feito através da assembleia, então, vamos poder colocar tudo em prática nos próximos dias. Então, agora, depois do curso, temos a chance de começar certo e seguir certo”, animou-se Ediléia Guedes.
O treinamento teve cargo-horária de 16 horas. Os certificados do curso serão emitidos de forma online, enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.