OCB-AP conhece tecnologia da Embrapa para maximizar criação peixes e crustáceos

A OCB Amapá foi conhecer uma nova tecnologia da Embrapa para criação de camarão. Na sexta-feira (15), a presidente executiva, Maria Nascimento, e o superintendente da entidade cooperativista, Michel Araújo, estiveram na unidade de referência tecnológica para tratamento e reaproveitamento da água de cultivo de organismos aquáticos, em Macapá, em visita técnica, acompanhados de pesquisadores da Empraba.

A tecnologia se caracteriza como uma mini estação de tratamento que permite manter a água de tanques em constante circulação, promovendo a reutilização da água após tratamentos mecânicos e biológicos, de forma a reduzir a emissão de poluentes para o meio ambiente e maximizar a criação intensiva de peixes e crustáceos.

Neste sistema, a água oriunda de tanques de cultivo passa por decantadores e filtros mecânicos e biológicos para remoção de resíduos (de ração e fezes), devolvendo, assim, água totalmente própria para utilização nos tanques.

Principal objetivo desta tecnologia é o impacto positivo na questão ambiental, pois são utilizadas estratégias para evitar o desperdício e contaminações de mananciais e aquíferos em sistemas de Aquicultura.

“Sabemos que a tecnologia é fundamental para a produção de alimentos, por isso queremos que as nossas cooperativas do ramo se apropriem destas tecnologias da Embrapa, que é uma referência sem igual no país neste ramo. Queremos aproximar o cooperativismo da inovação e tecnologia”, comentou a presidente da OCB.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.