A OCB Amapá abriu as portas da sua sede, nesta sexta-feira (17), para receber o Colegiado da Junta Comercial do Amapá (Jucap) e sediar a 2a Reunião Extraordinária da instituição no exercício 2021. Foi a primeira vez que a sessão foi realizada na casa do Cooperativismo amapaense.
A reunião também marcou a despedida do Colegiado do Quadriênio 2017/2021, que será recomposto na próxima semana em solenidade de posse de novos diretores e vogais.
Na ocasião, a presidente executiva da OCB-AP, Maria Nascimento, apresentou um pouco do funcionamento do Sistema de Cooperativas e agradeceu pelos últimos 4 anos de atenção que os diretores e vogais deram para o avanço dos processos e abertura de novas Cooperativas no Amapá.
“O assento que hoje ocupamos na Jucap é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo no Amapá. Os processos das cooperativas são diferentes de processos de empresas e outras entidades privadas. Então, pro Cooperativismo ter um representante com conhecimento técnico dos ritos previstos na lei das cooperativas é um auxílio muito grande para o setor. Estamos muito confiantes nessa integração. E a casa do Cooperativismo do Amapá está sempre de portas abertas para a Jucap e essa parceria que só trará benefícios para o Amapá e sua economia”, ponderou Nascimento.
Ela ocupou um dos 17 assentos do Colegiado de Vogais da Junta Comercial do quadriênio que se encerrou. E na posse da próxima semana será reconduzida à cadeira para o próximo quadriênio, 2021/2025, tendo como suplente o superintende da OCB, Michel Araújo.
Na ordem dos trabalhos, ocorreu a aprovação das Atas da 1ª Reunião Ordinária de 2021, realizada em 25 de junho, e da 2ª Reunião Ordinária de 2021, realizada em 26 de agosto.
A sessão também marcou a associação da Jucap à Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU).
O presidente da Jucap, Helder Santana, que representa o Governo do Amapá no Colegiado e que prosseguirá à frente do órgão pelos próximos 4 anos, frisou que os diretores e vogais terão um árduo trabalho em razão da retomada cada vez maior das atividades econômicas em face ao recuo da pandemia. Por isso, a equipe tem que estar tecnicamente preparada para um crescimento da demanda, sobretudo processos de abertura e novas empresas e cooperativas.
“Quero também parabenizar a cada um daqueles vogais que contribuíram para a modernização da casa nesse quadriênio. E aos que estarão conosco nos próximos 4 anos, sejam bem vindos, temos uma missão desafiadora pela frente”, declarou o presidente da Jucap.
Ao final os vogais receberam um kit com produtos das cooperativas do Amapá.
A Jucap é um órgão da administração Estadual, responsável, dentre outras funções, por realizar o registro de empresas que atuam no Estado.
A Jucap é um órgão da administração Estadual, responsável, dentre outras funções, por realizar o registro de empresas que atuam no Estado.
O colegiado é formado ainda por representantes da Associação Comercial e Industrial do Amapá (Acia); Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio-AP); Federação das Indústrias do Amapá (Fieap); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá; Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá; Conselho Regional de Economia do Amapá; Conselho Regional de Contabilidade do Amapá; Conselho Regional de Administração do Amapá; Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amapá (OAB-AP); e do Governo do Estado do Amapá.