Cooperativas amapaenses dos ramos de produção e trabalho, saúde, agropecuário e transporte aderiram ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) 2021. A ferramenta é voltada para autogestão, com a adoção de boas práticas administrativas e de governança.
O programa foi desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade, consoante ao modelo MEG (Modelo de Excelência de Gestão), em parceria com o Sistema Cooperativo Nacional e administrado pelo Sescoop Nacional e suas unidades estaduais.
No Amapá, nove cooperativas se inscreveram na plataforma digital, através do preenchimento dos seus dados. Contudo, apenas duas delas concluíram todas as etapas do questionário. Vale lembrar que essa ferramenta apresenta um diagnóstico final que servirá de base de melhoria de gestão para as cooperativas. Mas, para isto, todas as etapas têm que ser completadas.
“O prazo para finalização das resposta é dezembro, mas precisamos que as nossas cooperativas do Estado, que se habilitem e concluam a participação o quanto antes. Dessa forma, teremos um raio x dos pontos fortes, mas principalmente, dos pontos que precisam melhorar dentro da gestão da cooperativa”, explicou a analista em Cooperativismo e Monitoramento da OCB-AP, Marcela Silva.
Segundo ela, aos dirigentes podem entrar em contato com a OCB e será agendado um momento para auxílio do preenchimento de todas as fases do questionário.
Entre as principais novidades do PDGC 2021 está a integração com outras plataformas do Sistema OCB. O sistema também dá acesso a outro serviço do Sescoop, o Diagnóstico Assistido, que dá orientação sobre práticas e evidências que os responsáveis pelo processo na cooperativa precisam saber.