Com um passeio de drone em imagens do majestoso Rio Amazonas ao som do chorinho dos sambistas do Grupo Vou Vivendo. Assim foi aberta a Live “Amapá Sustentável e Solidário” que marcou a programação da 7ª edição do Dia de Cooperar, o Dia C, organizado pelo Sistema OCB Amapá.
Transmitida neste sábado (4) da sede Campestre da Maçonaria em Macapá, no Complexo Turístico do Araxá, canal da OCB/AP no YouTube, a live promoveu uma ação social para arrecadar fundos para financiar produtos de higiene, limpeza e alimentos às famílias em vulnerabilidade social do Estado, sobretudo as afetadas pela pandemia do coronavírus.
Lá foi montado um espaço de valorização as cooperativas agropecuárias do Amapá, com exposição dos principais produtos cultivados e beneficiados por elas. A live ajudou a divulgar a produção das cooperativas.
A programação, que contou ainda com um serviço de drive-tru com venda de um sacolão sustentável de agroprodutos das cooperativas amapaenses, foi feita em parceria com a Cáritas Diocesana de Macapá e com a Grande Loja Maçônica do Amapá.
No início da transmissão, o bispo do Amapá, Dom Pedro José Conti, padrinho do evento, destacou a valorização dos produtos regionais doados pelas cooperativas produtoras e ressaltou o sentimento de solidariedade que a comunidade deve em razão das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus.
“Um gesto de amor faz bem a todos nós. O momento é de união e de ajudar a quem mais precisa. Que Deus abençoe a todas as inciativas como esta da OCB. Sejamos solidários, caridosos, como Jesus nos ensinou”, incentivou Dom Pedro Conti.
Após a benção do bispo, os sambistas do Vou Vivendo entraram em cena para animar a transmissão. A cada sucesso tocado aumentavam as doações, feitas por transferência bancária ou QR Code.
Todo o valor arrecadado na live e no drive-tru com a venda solidária do sacolão sustentável será repassado ao Grupo Cáritas Diocesano.
“O dinheiro do sacolão sustentável e das doações na live vamos reverter em alimentos, kits de higiene para famílias carentes, nas baixadas e periferias mais necessitas de Macapá. Nós temos um mapeamento e cadastro das mais necessitadas, então sabemos exatamente onde essas pessoas estão vamos fazer com que chegue até elas”, informou o diácono e presidente do Cáritas Diocesana, José Mário Monteiro dos Santos.
A atração principal e de encerramento da live foi a badalada cantora amapaense Taty Taylor, que levou para os internautas sucessos dos mais variados ritmos, desde a MPB até o brega, sertanejo e arrocha.
O presidente do Sistema OCB/AP, Gilcimar Pureza, lembrou que a ação deste ano foi voltada para ajudar famílias carentes afetadas pela pandemia de covid-19, mas sem deixar de difundir e exaltar a produção das cooperativas amapaenses.
“As nossas programações do Dia de Cooperar são sempre pensadas para fazer a diferença. Esse ano nós temos essa muitas famílias afetadas pela pandemia, que afetou a economia com falta de trabalho para os pais de família e foi pensando nessas pessoas mais necessitadas que articulamos parceiros fortes e pudemos contar com a solidariedade e exemplo das cooperativas do ramo agropecuário que doaram os produtos do sacolão para ajudar as pessoas carentes. Estamos muito satisfeitos”, avaliou Gilcimar Pureza.
O Dia de Cooperar, conhecido como Dia C, é uma iniciativa nacional e que ocorre em todos os estados de forma simultânea. O Dia C promove os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), programa das Nações Unidas-ONU que visa combater a pobreza e a fome, produzir alimentos saudáveis e sustentáveis, preservar a vida humana, o meio ambiente, o acesso a água potável.