A Fundação Porticus reuniu seus parceiros no Amapá para apresentar o resultado do Programa Amapá, que abrange iniciativas educacionais e de sustentabilidade. O programa é mantido pela fundação há vários anos no Estado.
Entre esses parceiros está a Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Bailique (AMAZONBAI), afiliada do Sistema OCB Amapá. A fundação filantrópica holandesa se interessou em subsidiar o projeto da cooperativa, que implantou um fundo onde a cada saca comercializada, 5% do valor é destinado ao financiamento de atividades produtivas da Escola Família do Bailique.
Criada em 2005 pela empresa holandesa Stichting Pensioenfonds ABP, a fundação apoia projetos que contribuam para a promoção da educação, da cultura, da justiça social e da sustentabilidade em todo o mundo. A organização internacional gerencia e desenvolve programas filantrópicos das entidades de caridade estabelecidas pelos empreendedores familiares da Brenninkmeijer.
A fundação baseia-se em uma herança de engajamento de caridade que remonta a Clemens e August Brenninkmeijer, os dois irmãos que fundaram o varejista de roupas C&A em 1841.
Eles fornecem a essas entidades subsídios estratégicos, além de uma gama completa de serviços de gerenciamento. Todos os anos, cerca de 2.000 projetos são apoiados em quase 90 países ao redor do mundo.
Também no Amapá, a Fundação já fez doação a Rede das Escolas Família Agrícola. Outros parceiros da Porticus são a UEAP, IEB, Terroá, ACTB, OELA e escolas famílias do Bailique, do Macacoari e Carvão.