Cooperados, dirigentes e colaboradores de 14 cooperativas dos seis ramos presentes no Amapá estão passando por uma capacitação que ensina as funções, atribuições e o papel de conselheiros dentro dos Conselhos de Administração e Fiscal.
Promovido pelo Sistema OCB-AP e SESCOOP-AP, o Curso de Formação de Conselheiros iniciou nesta terça-feira, 15, na sede central do cooperativismo amapaense, no Centro de Macapá.
Antes do Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB-AP, Marcelo Sarmento, instrutor do curso, iniciar o conteúdo, a Presidente da OCB, Maria Nascimento, e o Superintendente do SESCOOP, Michel Araújo deram as boas-vindas aos participantes e ressaltaram a importância do treinamento.
“É importante que o conselheiro busque capacitação para dirimir dúvidas e impasses dentro da gestão da cooperativa. Um conselheiro é peça fundamental, ele deve saber seus deveres e obrigações, e o Sescoop e a OCB oferecem essas capacitações, como essa que estamos promovendo hoje. Temos certeza que ao final do curso, todos estarão aptos a desempenharem as funções de conselheiro, pois mesmo aqueles que ainda não são, um dia podem se tornar”, avaliou Maria Nascimento.
Neste primeiro dia de treinamento, o instrutor trabalhou a história do cooperativismo pela manhã. À tarde, Sarmento palestrou sobre o papel do Conselho de Administração. Eles viram como deve ser compostos os Conselhos, dentro de critérios como número ímpar de membros, os impeditivos, questões como nepotismo.
Também conheceram as atribuições da diretoria e do presidente, como contratar profissionais gestores executivos e quais as suas funções.
O treinamento prossegue nesta quarta-feira, 16, com conteúdo sobre o papel de conselheiros membros de um Conselho Fiscal.