Em seminário, cooperativas do Amapá discutem tributação no novo eSocial

As cooperativas do Amapá se reuniram nesta quinta-feira, 2, para estudar as mudanças promovidas pelo Governo Federal no sistema eletrônico de dados contábeis, o eSocial, que afetam diretamente as contas de todos os empreendimentos do país, sobretudo nos aspectos trabalhista, previdenciário e fiscal.

O I Seminário de Tributação de Cooperativas ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Macapá. O encontro, que foi organizado pelo Sistema OCB Amapá, objetivou orientar os empregadores e contribuintes sobre o cumprimento de obrigações fiscais, contábil, e de segurança e medicina ocupacional, entre outras.

O renomado professor do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, da Fundação Getúlio Vargas, Rodrigo Dolabela, advogado especialista nas áreas abrangidas pelo eSocial, conduziu os trabalhos.

Ele destrinchou todos os pontos impactantes das novas regras, fazendo uma revisão dos procedimentos que agora terão que ser atualizados para evitar erros no novo sistema, preparando as empresas para a correta transição que as mudanças exigem.

De acordo com Dolabela, é necessário que os empreendedores conheçam as regras legais e operacionais para gerar e transmitir as informações exigidas pelo manual do eSocial, praticamente eliminando os passivos trabalhista e fiscais.

Ele lembra que as mudanças estão sendo implementadas gradualmente. Existe um cronograma de implantação delas no eSocial, definido pela União.

O presidente da OCB Amapá, Gilcimar Pureza, destacou que as cooperativas e demais empreendimentos devem se empenhar nas novas regras do sistema obrigatório do Governo Federal, pois o descumprimento pode acarretar em problemas que vão desde o endividamento da empresa até a falência.

“O empreendedor deve ter em mente que o sistema é obrigatório e que ele mudou. Portanto é essencial o conhecimento do manuseio do novo eSocial, pois isso significa a saúde financeira do empreendimento, que, obviamente, se a empresa não tiver, ela pode até fechar as portas”, analisou o presidente.

O Seminário também contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRC/AP), Emílio Sérgio Oliveira, além da presença de dirigentes de Cooperativas, colaboradores de Cooperativas e estudantes.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

One Comment

  1. Ildeci Oliveira Maciel

    Parabéns! excelente evento bem organizado, o espaço aconchegante e o facilitador profundo conhecedor da matéria, muito obrigado em nome da UNITRAP (FÊRNIX) e AGROPORTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.