Com o tema “De mãos dadas construindo um cooperativismo melhor”, os dirigentes das Cooperativas do Amapá se reuniram neste sábado, 30 de abril, para pensar alternativas, trocar experiências e pensar novas estratégias para garantir o avanço do setor em 2022.
O Encontro de Dirigentes das Cooperativas do Estado do Amapá 2022, ocorreu no auditório da FECOMÉRCIO, no Centro de Macapá, no formato presencial, mas também em modo remoto. O evento, organizado pela OCB-AP e SESCOOP-AP, teve em sua programação palestras e debates.
Na abertura dos trabalhos, a presidente do Sistema OCB-AP, Maria Nascimento, falou da importância da temática do evento para o avanço do setor.
“União é fundamental para vencer os desafios que sempre teremos pela frente. E o Encontro de Dirigentes é pensado para conheçamos a realidade uns dos outros, para que, juntos, saibamos que rumos tomar para um melhor cooperativismo. Temos sempre que nos aprimorar, pois representamos 7 ramos, 74 cooperativas presentes em 11 dos 16 municípios”, ponderou a presidente.
Também na abertura do evento, o superintendente do SESCOOP-AP, Michel Araújo, trouxe números do cooperativismo no exercício 2021, no Amapá. Segundo ele, os atendimentos saltaram mais de 300%, o que demonstra que o cooperativismo está em processo de crescimento no Estado.
“Esse rendimento mostra que precisamos nos organizar para este crescimento que está acontecendo. Por isso, esse é um momento pensado pra gente fazer a integração das cooperativas. Com certeza, 2022 será um ano melhor, porque teremos mais deliberações”, afirmou o superintendente.
Por vídeo ligação, o vice-governador do Estado, Jaime Nunes, participou da abertura do evento. Ele afirmou que o cooperativismo é o melhor caminho para a produção de alimentos no Amapá e as cooperativas têm potencial para alimentar os mercados interno e externo.
“O sistema cooperativista traz equilíbrio à economia, então temos que valorizar a produção, dando condições do produtor cooperativista de produzir e se fortalecer”, avaliou o vice-governador.
Apresentação
A Cooperativa Sicredi fez uma apresentação de produtos e serviços que trabalha no Amapá. O gerente regional da instituição no Estado, Matheus Zimmer, levou números gerais sobre os resultados alcançados neste primeiro ano e também da força que as cooperativas representam no mundo e no Brasil. Segundo os dados, as 3 milhões de cooperativas do planeta geram 280 milhões de empregos em 150 países, e movimentam 2,1 trilhões de dólares.
Ele também explicou como o crédito pode ajudar as cooperativas e suas comunidades a se desenvolverem.
Palestra
Os cooperados assistiram à palestra motivacional “O Poder de Cooperar”, do professor Marco Antônio, especialista em Marketing. Ele explanou sobre trabalho em equipe
“Este tema cai muito bem com a temática do encontro, pois sem a união, sem o trabalho em equipe, não existe cooperativismo. Então a gente trabalhou aqui um pouco de técnicas para proporcionar esse espírito nos dirigentes para eles levarem isto para dentro das cooperativas”, avaliou o palestrante.
Ele trabalhou com os dirigentes dinâmicas de análises com vídeos e outros recursos.
Mesa redonda
Para finalizar o evento, os dirigentes debateram entre si três temas em mesas redondas: Inter Cooperação, Comunicação e consolidação do movimento cooperativista.
Na dinâmica, eles refletiram o que presidentes, diretores e representantes das entidades estão promovendo para o desenvolvimento social e econômico das cooperativas e das comunidades, além de melhorar a comunicação interna.
O gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP-AP, Marcelo Sarmento, informou que essas informações levantadas na dinâmica servirão de base para que o sistema e a OCB-AP possam planejar e traçar estratégias para solucionar os principais gargalos da gestão cooperativista.