Com o tema “Amapá Sustentável e Solidário”, o Dia de Cooperar deste ano vai promover uma ação social para arrecadar fundos, produtos de higiene, limpeza e alimentos para famílias em vulnerabilidade social do Estado, sobretudo as afetadas pela pandemia do coronavírus.
Organizado pelo Sistema OCB Amapá, o Dia C neste ano será feito em parceria com a Cáritas Diocesana de Macapá vinculada a Cáritas Brasileira, e com a Grande Loja Maçônica do Amapá.
A programação inclui uma “live solidária”, marcada para o dia 4 de julho, de 16h às 18h. Na ocasião ocorrerá um serviço de “drive thru” organizado pela Nossa Feira, onde as Cooperativas do ramo agropecuário oferecerão um ‘sacolão sustentável’ com diversos produtos regionais (farinha de mandioca, polpas de frutas, e subprodutos do açaí, castanha-do-brasil, óleos vegetais entre outros produtos) ao preço simbólico de R$20.
Todo valor arrecadado será revertido em doações que serão executadas pela Cáritas.
Durante a live haverá as apresentações do Grupo Vou Vivendo, e das cantoras Wuany Caetano e Taty Taylor.
Sobre o Dia C
O Dia de Cooperar é um grande movimento nacional de solidariedade cooperativista. É a data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.
A ação é organizada pela pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e suas unidades estaduais com a participação de parceiros locais e as cooperativas filiadas.
O Dia C promove os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), programa das Nações Unidas-ONU que visa combater a pobreza e a fome, produzir alimentos saudáveis e sustentáveis, preservar a vida humana, o meio ambiente, o acesso a água potável.
No ano de 2019, no Brasil, foram 1.977 cooperativas envolvidas, 1.257 municípios participantes e 2,6 milhões de pessoas beneficiadas.