Os conselheiros da OCB-AP/SESCOOP ajudaram a dar formato final para a programação do Dia de Cooperar 2021, o Dia C, que ocorrerá no Amapá ocorrerá no município de Santana, no próximo dia 11 de dezembro.
A reunião aconteceu no dia 22 de novembro, no auditório da sede da OCB Amapá, no Centro de Macapá.
A intenção do encontro foi compartilhar a ideia do formato que está sendo organizado. A apresentação foi feita pelos técnicos do Sescoop e pela presidente executiva da OCB, Maria Nascimento.
A temática deste ano tem o propósito de alinhar as iniciativas já realizadas por algumas cooperativas amapaenses durante todo o ano através da Ação Social denominada: “Cooperativismo Solidário, ajude quem precisa”, que arrecadou centenas de cestas básicas que foram distribuídas a famílias de cooperados em situação de vulnerabilidade alimentar por conta da Pandemia da COVID-19.
Por isto, na ocasião, também, serão entregues às famílias ribeirinhas toda a arrecadação de alimentos feita nas inscrições da III Corrida do Cooperativismo Amapaense, ocorrida no último domingo 14, onde mais de 1(uma) tonelada de alimento foi arrecadada.
O Dia de Cooperar 2021 promoverá, através de parcerias com várias instituições e com a Prefeitura de Santana, atendimentos médicos em várias especialidades, além de cortes de cabelo, serviços odontológicos além de atividades laborais e lúdicas para a criançada.
“Alinhamos algumas medidas para que a programação seja a melhor possível para a comunidade, filtramos algumas ideias e agora fechamos essa programação”, disse a presidente da OCB-AP.
O presidente da Cooperativa Dourada, local onde vai acontecer o evento, Raimundo Nobre, esteve presente. Também participaram representantes das duas empresas que ganharam a licitação para fornecer os serviços no dia do evento.
Mineração
Além da programação do Dia C, os conselheiros assistiram a uma breve explanação do consultor do projeto Programa de Desenvolvimento e Fomento das Cooperativas do Segmento Mineral, Gilson Camboim.
Lançado em julho deste ano pelo Sistema OCB/SESCOOP-AP, o projeto busca sustentabilidade da atividade garimpeira e a profissionalização da gestão, com inovação e organização das cooperativas do segmento no Amapá.