A equipe da Comissão Permanente de Licitação do SESCOOP Amapá atualizou seus conhecimentos sobre a reforma legislativa no 18° Congresso Brasileiro de Pregoeiros, ocorrido de 28 a 31 de março em Foz do Iguaçu (PR). O evento é considerado o maior acontecimento sobre a modalidade mais usada para as contratações de serviços e aquisições de produtos no Brasil.
A comitiva foi composta pelo presidente e pregoeiro, Marcelo Sarmento, e membros de apoio, Keila Bastos e Marildo Souto, além do assessor jurídico do SESCOOP-AP, Dr. Eide Figueira.
Foram 4 dias intensos de muito aprendizado sobre Pregão presencial e eletrônico. O evento contou com diversas oficinas, além de palestrantes renomados, conselheiros e ministros dos Tribunais de Contas da União e dos Estados, controladores da União e dos estados, membros dos Ministérios Públicos Federal e dos estados, de Tribunais de Justiça, somando mais de 26 horas de capacitação durante os dias de evento.
“Participar deste encontro não é apenas se capacitar, mas sim se preparar com o mais alto padrão de qualidade, aproveitar a presença dos maiores doutrinadores do país e trocar experiências com pregoeiros de outros estados. Podemos dizer que agora temos uma Comissão de Licitação mais bem preparada para conduzir as contratações dentro daquilo que exige a legislação adaptada ao regulamento específico do Sescoop. O Congresso Brasileiro de Pregoeiros é um marco dos eventos de compras, o qual sempre está no radar do SESCOOP Amapá para capacitação de sua equipe. Agradecemos à Presidente, Maria Nascimento, pela oportunidade”, ponderou Marcelo Sarmento.
O principal destaque foram as tratativas e debates sobre a nova lei de Licitações, a Lei 14.133/2021. Durante o evento, os participantes puderam assistir a palestras, painéis e outras atividades de especialistas, com informações atualizadas a respeito do novo tema.
“O evento trouxe a experiência de doutrinadores referência no Brasil em matéria de licitações e contratos. O evento atendeu muito além das nossas expectativas. Muito conhecimento, não somente sobre a Lei 14.133, mas também sobre pregão eletrônico, elaboração de editais, e outros temas relativos às compras e contratações. Por isso, foi muito importante a participação da equipe do SESCOOP Amapá. Voltamos pra casa com um nível de conhecimento muito maior do que quando fomos aqui. Agora é implementar e disseminar esses conhecimentos dentro do nosso Sistema de Cooperativas”, avaliou o Dr. Eide Figueira.