A Cooperativa de Pesca, Agropecuária e Extrativismo do Sul do Amapá (COOPVITÓRIA) ganhou uma importante ferramenta para se fortalecer e ampliar a produção e oportunidades.
Um caminhão frigorífico foi entregue à diretora da instituição nesta sexta-feira (25), em Macapá, pela Superintendência Regional da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Amapá.
Criada em 2016 e atualmente com 46 cooperados, a COOPVITÓRIA, abastece feiras e supermercados na capital e região do Vale do Jari.
O presidente da cooperativa, Izaelson da Silva Lavrador, destacou que a entrega vai proporcionar armazenagem e aumento do escoamento de peixes, açaí e outros produtos agrícolas, o que antes só não era possível por conta da dificuldade em transportar a produção até a capital, onde está a maior parte do mercado consumidor atendido pela entidade.
“Com essa ferramenta, a partir de hoje, poderemos aumentar substancialmente a nossa produção, porque sempre tivemos o potencial produtivo, mas não tínhamos a estrutura para escoar. De que adianta produzir se não temos como armazenar e levar até o cliente. Agora poderemos expandir, gerando mais oportunidade, podendo agregar até mais cooperados e ficando mais forte e ajudando na economia do município de Vitória a se Desenvolver”, avaliou Lavrador.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Amapá (SESCOOP-AP), Michel Araújo, que no ato representou a presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, afirmou que a entrega mostra que a iniciativa público-privada e a união de todos em torno de uma finalidade coletiva, como é a essência do cooperativismo, prova que é possível ter resultados concretos.
“Nós, assim como a COOPVITÓRIA, prezamos pelo desenvolvimento de Vitória do Jari, que tem um potencial produtivo muito grande. Com essa ferramenta isto vai acontecer de forma mais rápida. Nós inclusive disponibilizamos um técnico nosso habilitado para fazer a condução do equipamento até a sede da cooperativa. O mais legal de tudo é conseguimos essa parceria com a Codevasf e agentes políticos que acreditam que as cooperativas podem ajudar o Estado a se desenvolver. Essa entrega de hoje é um case de sucesso que queremos replicar para outras cooperativas e gerar emprego, renda e oportunidade”, explicou o superintendente.
Autor da emenda parlamentar que disponibilizou o recurso para a compra do caminhão através da Codevasf, o deputado federal Camilo Capiberibe, afirmou que a iniciativa não para por aí. Na solenidade de entrega, ele anunciou mais investimento através da Codevasf e a COOPVITÓRIA para geração de emprego e renda.
“Já destinamos recurso para aquisição de equipamentos para a instalação de uma agroindústria de açaí para a cooperativa, investimento que vai gerar oportunidades para o município, de emprego de renda, que um dos focos centrais do nosso mandato”, anunciou.
O representante da Superintendência da Codevasf no Amapá, Josevaldo Ribeiro, ressaltou, durante a entrega a missão da Companhia em ajudar o Amapá a se desenvolver, sobretudo nos áreas da infraestrutura e, consequentemente, a economia.
“Quando você tem a infraestrutura necessária para gerar as oportunidades, surgem os empregos, o desenvolvimento econômico e é esta a nossa missão no Amapá. Então essa entrega é mais um passo, que parece pequeno, mas é um largo passo para a comunidade de Vitória do Jari”, ponderou.