A Cooperativa Agroextrativista dos Produtores Rurais de Nova Canaã (COOPERNOVA) convocou os 36 cooperados aptos a decidir os rumos da entidade e realizou, no último dia 18, as suas Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária (AGOE).
A sessão ocorreu na sede da entidade, na comunidade Cristo Redentor, no município de Porto Grande, e teve suporte técnico da comitiva liderada pela presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, e pelo superintendente do SESCOOP-AP, Michel Araújo, e composta pela analista de cooperativismo do SESCOOP-AP, Marcela Pinheiro, e pelo técnico operacional, Mauro.
A conselheira de Administração da OCB-AP, Maria Angélica, que é presidente da COOPMARACA, também acompanhou a comitiva e contribuiu com sua experiência de cooperativismo, os trabalhos.
Na AGO, a diretoria fez a Prestação de Contas dos exercícios 2021 e 2022, aprovada pelos cooperados, e apresentou o Plano de Atividades para 2023.
Novos cooperados foram admitidos. Eles renovarão a força da entidade para ajudar a diretoria a alavancar os projetos em andamento. Em seguida, promoveram a eleição e posse do novo Conselho Fiscal.
Já na AGE, os cooperados aprovaram, ainda, a Reforma do Estatuto Social da Cooperativa e promoveram alterações no Regimento Interno.
A diretoria da COOPERNOVA também aproveitou a oportunidade para ofertar orientações às famílias da comunidade sobre como acessar o auxílio maternidade. O serviço foi feito por assessor jurídico disponibilizado pela diretoria.
A data da AGOE coincidiu com o aniversário do presidente da COOPERNOVA, José Maria Magalhães, que além de comemorar, ficou bastante satisfeito com a presença e o apoio da comitiva do Sistema.
“É fundamental esse acompanhamento dos nossos cooperados e do Sistema OCB Amapá, porque apesar da nossa experiência em todos esses anos, há sempre atualizações nos procedimentos, há sempre o que melhorar e aperfeiçoar e pra nós é bem-vindo todo suporte possível”, comentou Magalhães.
Maria Nascimento, falou da organização da AGOE.
“Como é bom ver que a união dessas famílias, fortalecidas pelo cooperativismo, está dando certo e que eles agora se organizam cada vez mais para desenvolver. Ficamos extremamente felizes com isso porque vemos que o nosso trabalho enquanto sistema tem surtido efeito positivo”, pontuou a presidente.