Cooperativas regulares e recém filiadas ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB-AP) receberam, no último dia 27 de abril, certificados que comprovam o registro e a regularidade com o Sistema de Cooperativismo do Amapá.
A entrega ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, na qual a entidade prestou contas de 2022 e aprovou o planejamento e orçamento para 2023.
Os certificados foram entregues para 37 cooperativas que agora estão devidamente regularizadas com o sistema. Para a presidente da OCB Amapá, Maria Nascimento, a regularidade dessas filiadas representa uma forte união, comprometimento com o cooperativismo e um passo importante rumo ao desenvolvimento do setor.
“Essas cooperativas estão aptas a receber tudo aquilo que o Sistema pode proporcionar para profissionalizar o funcionamento e a gestão das cooperativas e das ações que definimos na AGO como planejamento para este exercício, e aí você tem uma série de ações como intercâmbios, cursos, treinamentos, visitas técnicas, assessoramento técnico, processos de registros, reuniões estratégicas, capacitações, enfim, uma gama de serviços”, ponderou Maria Nascimento.
Além da presidente, também fizeram as honras de entrega dos certificados o superintendente do SESCOOP, Michel Araújo, e o assessor jurídico da Casa, Dr. Eide Figueira.
Entre as cooperativas, 37 receberam certificados de regularidade, e duas receberam certificados de registro. Elas são as duas caçulas do Sistema OCB Amapá, recém filiadas: a Cooperativa de Agricultura e Piscicultura Familiar do Estado do Amapá (AGRORURAL) e a Cooperativa de Garimpeiros e Mineradores da Região Norte (CASCOOP).