Cooperativas do ramo agro são selecionadas para participação no PPI

As Cooperativas Agropecuária dos Produtores da Comunidade Sete Ilhas (COOPASETI), de Pedra Branca do Amapari, dos Produtores do Maracá (COOPMARACA), de Mazagão, e de Mulheres Agroextrativista do Amapá, de Porto Grande, foram selecionadas pelo Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), do Governo do Estado, e terão investimentos do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap).

A aprovação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (27), durante solenidade de divulgação dos resultados da Chamada Pública do PPI, safra 2021/2022. Nesta chamada o programa selecionou 63 entidades agrícolas, 1270 agricultores e um investimento de mais de R$ 11 milhões em projetos. A solenidade ocorreu no auditório da Escola Walkiria Lima, em Macapá, com a presença do governador Waldez Góes e outras autoridades vinculadas ao setor produtivo.

Segundo Araújo, 60 famílias envolvidas diretamente na linha de produção serão beneficiadas com aumento da produção, geração de renda e empregos para a safra 2021/2022.

“A OCB, através de seus colaboradores, ajudou a regularizar as cooperativas, instruindo na busca de certidões e declarações que deveriam ser apresentadas. O corpo técnico da OCB conseguiu ajudar as cooperativas a contento para que pudessem acessar o programa PPI. Edital mostra a importância das cooperativas de se manterem legalmente atualizadas e programa veio enfatizar tal importância no que diz respeito a legalidade com os governos, através de suas certidões bem como suas contabilidades. Estamos a disposição para orientar as cooperativas a ingressar em outros programas futuros”, ressaltou Michel Araújo.

O presidente da COOPASETI, Juarez Francisco dos Santos, afirmou que a seleção do PPI beneficiará diretamente 20 famílias de agricultores de Pedra Branca. O projeto da COOPASETI selecionado tem proposta de fomento para a cultura da banana como carro chefe.

“Não só antes desses editais, mas até hoje tem-se dificuldade para escoar a produção, mas com o PPI a credibilidade da Cooperativa vai aumentar e dá uma alavancada”, animou-se o presidente da entidade.

Na categoria de manejo de açaí, a COOPMARACA foi uma das entidades selecionadas. A presidente da entidade, Maria Angélica, falou que mais editais como este deveriam ser lançados para fomentar a principal vocação natural do estado, que é a produção de alimentos.

“Deveriam haver mais editais para ampliar a quantidade de pessoas a serem beneficiadas, pois o nosso número de cooperados é bem superior a 20, mais ou menos tem-se 200 agregados, que estão diariamente envolvidos no trabalho. Mas já é uma grande ajuda parta esta próxima safra”, comentou.

Ela também fez questão de agradecer ao auxilio técnico ofertado pela OCB para garantir a inscrição na chamada pública.

“O trabalho da OCB foi bem divulgado, teve como fazer uma reunião de instrução de como proceder com a inscrição”, acrescentou a presidente da COOPMARACA.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.