Cooperativas do ramo agro protocolam propostas para participação o PPI

Assistidas tecnicamente pelo Sistema OCB Amapá, Cooperativas do Ramo Agro apresentaram projetos para concorrer à chamada pública do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI), lançado em junho pelo Estado para financiar projetos de agricultura familiar com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap). Segundo o governo, R$ 8,5 milhões vão subsidiar 1.120 projetos rurais.

De olho nesta oportunidade, a OCB apresentou, na última segunda-feira (30), propostas de três cooperativas do Ramo Agro que concorrerão à chamada pública. Os projetos são das Cooperativas Agroextrativista dos Produtores Rurais de Nova Canaã (COOPERNOVA), dos Produtores Agropecuários da Comunidade De Sete Ilhas (COOPASETI), e Agroextrativista dos Produtores de Açaí da Serra do Tumucumaque (COOAPAST).

As propostas foram entregues e protocoladas na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – órgão que conduz o processo de seleção dos projetos – pelo superintendente da OCB, Michel Araújo e pela analista de monitoramento, Marcela Silva.

Segundo Araújo, caso as propostas sejam aprovadas, 80 famílias envolvidas diretamente na linha de produção, 80 famílias envolvidas diretamente na linha de produção serão beneficiadas – incluindo a cooperativa COOPMARACÁ, que foi a primeira a protocolar proposta na SDR.

“Demos apoio técnico na construção da documentação necessária para as cooperativas poderem se inscrever no Programa e estamos convictos de que conseguiremos ingressar no PPI. Nós, enquanto Sistema, adquirimos expertise para orientar as cooperativas a ingressar em outros programas futuros”, ressaltou Michel Araújo.

De acordo com a presidente da OCB Amapá, Maria Nascimento, as cooperativas do Ramo Agro estão atualizadas na introdução e inovação de tecnologias que melhorem a eficiência produtiva da agricultura familiar com baixo impacto ambiental. Por isto, acredita fortemente na aprovação das propostas apresentadas,

Chamada pública
Segundo o Governo do Amapá, nesta chamada, o PPI vai atender seis arranjos produtivos, sendo eles o da mandiocultura (720), manejo sustentável de açaizais nativos (220), fruticultura irrigada (80), produção de hortaliças (60), piscicultura (20) e recria de camarão regional (20), totalizando 1.120 projetos.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.