Foi aprovada por unanimidade na noite dessa sexta-feira, 26, a prestação de contas do Sistema OCB-AP. Após apresentar um relatório minucioso e realizar de forma detalhada a prestação de contas de 2018, as Cooperativas filiadas a OCB-AP aprovaram as contas da Casa do Cooperativismo.
Mesmo com uma forte retração econômica que afetou o Amapá e todo o Brasil, o Sistema OCB-AP conseguiu se manter firme na realização das suas atividades, treinamentos, apoio as cooperativas, fortalecimento e representação política e institucional do Cooperativismo Amapaense.
“Não apresentamos crescimento, mas diante do cenário crítico que enfrentamos, enxergamos o lado positivo no qual nos mantivemos firmes na realização das nossas atividades e caminhando ao lado das cooperativas”, destacou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza.
Relatório de Gestão
Segundo o relatório, depois de três anos de progressão consecutiva, as cooperativas do Amapá retraíram junto com a economia do Estado, sobretudo aquelas com atividades de prestação de serviços terceirizados à administração pública, a exemplo de cooperativas que já alavancaram o sistema no Amapá, como é o caso de empreendimentos de locação de veículos e transportes de cargas.
O relatório apontou ainda que o Sistema proporcionou a inovação com novos serviços de cooperativas, a exemplo dos aplicativos de celular para os serviços de táxi e mototaxi em Macapá.
Plano de Trabalho 2019
As cooperativas receberam o Plano de Trabalho que será executado pelos próximos meses, no qual está previsto cursos, treinamentos, intercâmbios entre outras atividades de promoção e fortalecimento do Cooperativismo.
O Sistema também aposta no setor produtivo, com atividades econômicas agroextrativistas e agropecuárias para crescer junto com a economia do Estado.
Outra boa expectativa para 2019 é o projeto Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de R$ 7 milhões para fomentar 10 cooperativas produtoras das cadeias do pescado, da castanha do brasil e do açaí, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Somando com o Cooperativismo
A Assembleia contou com a participação do Deputado Estadual Jesus Pontes, que tem atuado no parlamento na defesa dos anseios do setor produtivo e na solução de inúmeros entraves que emperram o crescimento do estado e do referido setor.
O presidente da ACRIAP, Naldo Góes, também esteve presente e sinalizou apoio ao trabalho e projetos do Sistema OCB-AP e das cooperativas amapaenses.
Excelente momento de transparência, cordialidade e profissionalismo. Que possamos manter este nível de trabalho em todo o decorrer do exercício de 2019. Parabéns!