A Cooperativa de Trabalho em Arte e Cultura Imagem e Cia realizou, pela primeira vez, as suas Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária (AGOE). A sessão, conduzida pela sua presidente, Débora Bararuá, ocorreu no último dia 31 de março.
A diretoria apresentou um relatório de gestão das atividades desenvolvidas em 2022 e apresentaram um plano de gestão para 2023, que contempla projetos ousados que combinam responsabilidade ambiental e social com arte.
Entre os cases de sucesso de 2022, a presidente da cooperativa destacou o projeto que ensinou alunos de escolas públicas a transformar lixo descartável em sacolas reutilizáveis.
Foram oficinas nas quais a cooperativa usou materiais descartados na procissão do Círio de Nazaré para ensinar a fazer as peças. O principal objetivo foi conscientizar a população quanto a reutilização de resíduos sólidos por meio da reciclagem e assim preservar o meio ambiente. O projeto teve o apoio da Cooperativa Sicredi e do Sistema OCB Amapá.
Na pauta da AGO, a diretoria apresentou a Prestação de Contas do exercício 2022. Já na AGE, os cooperados aprovaram a Reforma do Estatuto Social da Cooperativa.
O Grupo Imagem e Cia. surgiu em 2007, durante o curso de Artes Cênicas da Escola Cândido Portinari. Inicialmente com 9 integrantes, trabalhando teatro, performances e dança. Mais tarde se torna uma Associação Cultural no modelo cooperativista, a partir de 2022.
A base da formação do grupo está nos valores éticos de responsabilidade ambiental e social, cujos princípios estão calcados no desenvolvimento intelectual e técnico de seus integrantes.