A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço (Coogal) expôs um pouco do trabalho que é desenvolvido na lavra e comunidades do entorno do garimpo localizado no município de Calçoene, a 370 km de Macapá, na 1ª Feira de Negócios das Cooperativas Amapaenses, a EXPOCOOP-AP.
O evento, que foi aberto ao público, no Centro de Macapá, ao lado da Praça Veiga Cabral, foi organizado pelo Sistema OCB-AP.
A instituição montou um estande no qual distribuiu para o público materiais didáticos, panfletos, revistas e outros informativos, para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a atuação da Coogal além da atividade garimpeira.
O presidente da cooperativa, Orleny Ribeiro, e outros representantes levaram algumas amostras de peças artesanais feitas pelas habilidosas mãos de mulheres do Lourenço. O artesanato é feito utilizando peças e materiais oriundos da atividade mineral. A iniciativa é mais uma alternativa para dar destinação final aos rejeitos da atividade garimpeira e proteger o meio ambiente.
Expocoop
A presidente do Sistema OCB Amapá, organizadora a 1ª EXPOCOOP, Maria Nascimento, destacou que nesta primeira edição o grande objetivo era mostrar para a população e empreendedores o que as cooperativas produzem.
Ela ressaltou que apenas uma parte dos empreendimentos do setor foram ao local, mas a segunda edição já começa a ser projetada com estrutura muito maior.