Em uma nova fase, com maior nível de organização, a Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru (Comaru), no Sul do Amapá, realizou pela primeira vez nos seus 29 anos de existência a sua primeira Assembleia Geral Ordinária para eleição e posse do Conselho Fiscal e nova Diretoria.
O processo ocorreu no dia 11 de janeiro na sede da entidade, na comunidade de São Francisco do Iratapuru, com a presença de 92 sócios cooperados.
A Comaru é composta por castanheiros da que possuem mais de 50 anos de experiência na coleta de castanha. Fundada em 1992 com o objetivo de reunir a produção de todos os castanheiros para possibilitar a negociação de melhores preços e fugir da mão dos atravessadores, a cooperativa entra agora em outra fase, mais forte.
“Essa AGO marca, não somente a transição para um patamar mais elevado, mas mostra também que a Comaru está mais organizada e forte. Bateu sua maior produção em 2019, com mais de 20 toneladas de óleo de castanha, produto processado na comunidade, mostrando que não é apenas um produtor de matéria prima, mas um grupo organizado e que tem capacidade de aumentar sua capacidade de fornecimento. É uma cooperativa forte e está pronta para ampliar seu mercado”, avaliou a presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento.
Veja quem são os eleitos para o quadriênio 2020/2024:
Diretoria
Presidente – Bruno Dutra de Freitas
Diretor Administrativo – Joelson Vieira dos Santos
Diretor Financeiro – Daniel Barreto do Carmo
Conselho Fiscal
Titulares:
Aldemir Pereira da Cunha;
Juniel Gomes da Silva;
Elizabete Freitas dos Santos.
Suplentes:
Marciano farias dos Santos;
Raimundo Gilson Marques Sales;
Orlandilei Miranda Flexa.
Parabéns aos novos gestores da COMARU, um detalhe me chamou a atenção, no Edital de Convocação da AGO não consta na ordem do Dia, duas pautas: Prestação de contas (relatório) da gestão anterior e o Plano de gestão para o exercício que se inicia. Acredito que são questões extremamente pertinentes ao ato. Sucesso para nova gestão.