Com tema voltado aos 17 ODS, Dia de Cooperar reúne centenas de famílias em Macapá

Com a temática “Amazônia pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a edição 2019 do Dia de Cooperar juntou mais de 40 instituições entre cooperativas e parceiros e reuniu inúmeras famílias no Complexo do Araxá, na tarde deste sábado, 12, na zona sul de Macapá.

Por algumas horas, o local foi transformado em uma verdadeira vitrine que expôs conhecimento e tecnologias voltadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para um mundo melhor.

O espaço recreativo, com cama elástica e pula-pula, foi um dos mais procurados. Enquanto as crianças se divertiam com a turma do teatro comandada pelo Tio Renan e Tia Drika, com danças, atividades lúdicas como pintura e desenho, e outras brincadeiras, os parceiros articulados pelo Sistema OCB Amapá – organizador do evento – mostravam as mais inovadoras e tecnológicas iniciativas, que praticam os ODS.

Uma dessas práticas chamou muito a atenção das crianças e despertou a curiosidades delas, que formaram fila no stand do Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa) para colocar os olhos do microscópio e ver pela primeira vez um fitoplâncton, o microrganismo presente nas águas de mares e rios que é o grande responsável por limpar o gás carbônico do ar.

Admirados ao ver a estrutura ampliada das lâminas com amostras do Rio Araguari, as crianças aprendiam sobre o microrganismo e a pesquisa do Iepa que contribui com o 13° ODS – Ação Contra as Mudanças Climáticas.

A programação cultural também chamou bastante a atenção do pequeninos e suas famílias que lotaram a área da concha acústica para ver as apresentações do Projeto Cáritas. Parceiro forte do Dia de Cooperar, o projeto trabalha na prática com o 10º e 17º ODS, implementando a redução das desigualdades e estabelecendo parcerias para os jovens moradores da Vila Misericórdia e Baixada Pará, áreas carentes de Macapá, por meio do esporte e da dança. As apresentações dos alunos do Karatê, capoeira, Marabaixo e Hip Hop levantaram o público.

O Sistema OCB Amapá também juntou 26 cooperativas do Estado em um grande stand, valorizando os produtos das instituições amapaenses. Elas mostraram os mais diversos produtos como castanha, biscoitos, doces, polpas de frutas, óleos, essências, móveis e peças artesanais, entre outros produtos.

“Esse pavilhão das cooperativas mostrou que o cooperativismo do Amapá pratica os 17 ODS. Hoje nós conseguimos integrar e fazer interagir parceiros que desenvolvem tecnologias sociais, importantíssimas para o desenvolvimento da região dentro de tudo aquilo que os ODS pregam e agora podem surgir novas iniciativas para beneficiar o povo do Amapá. Hoje, nós realmente cooperamos”, avaliou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza.

Às 18h começou o momento mais esperado do Dia das Crianças no Dia de Cooperar: foram distribuídos 1000 brinquedos para crianças em risco social que residem no Araxá e Conjunto Mucajá. Parte dos brinquedos foi arrecadado durante a corrida realizada pela OCB, e a outra parte pelo Clube do Bode, que congrega as Lojas Maçonicas do Amapá, que também distribuiu lanches no evento.

Parceiros

Participaram da edição 2019 do Dia de Cooperar: Diocese de Macapá, Embrapa, Unimed Fama, Uniodonto, Sesc, Sest-Senat, Escola Família Agrícola do Carvão, Secretaria de Estado da Mulher, Funasa, Unifap, Tribunal Regional do Trabalho, Sesi, Senai, Ifap, Cáritas, Prefeitura de Macapá, Câmara de Vereadores de Macapá, Iepa, Marinha do Brasil, ICMBio, OAB, Tribunal Regional Federal, Corpo de Bombeiros e 26 Cooperativas do Ama

pá.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.