Uma comitiva técnica do Sistema OCB Amapá foi até o município de Pedra Branca do Amaparí, a 180 km da capital, para acompanhar e assessorar as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária (AGOE) da Cooperativa dos Produtores de Cacau do Amapá (COOPCAP).
A sessão ocorreu na manhã no último dia 20 e foi conduzida pela então presidente da entidade, Nelielma Miranda. Ela teve o suporte técnico da presidente do Sistema, Maria Nascimento, do superintendente do SESCOOP-AP, Michel Araújo, juntamente com a analista de cooperativismo do SESCOOP-AP, Marcela Pinheiro, o técnico operacional, Mauro, e a conselheira de Administração da OCB-AP, Maria Angélica, que acompanhou a comitiva e contribuiu com sua experiência de cooperativismo para os trabalhos.
Com o quórum suficiente, a diretoria fez a Prestação de Contas dos exercícios 2021 e 2022 aos cooperados, com Parecer do Conselho Fiscal, acompanhado do Relatório de Gestão e Balanço Financeiro Geral, acompanhado dos demonstrativos de sobras e perdas nos dois exercícios. Também foi apresentado o Plano de Atividades para este ano e aprovada a admissão e o desligamento de cooperados.
A AGO também marcou a recomposição da diretoria. Em conjunto com os membros da diretoria, a presidente Nelielma Miranda decidiu dedicar-se mais às atividades operacionais da cooperativa, dando lugar à jovem cooperada Lana Maria Santos, que assumiu o comando da COOPCAP.
Lana Santos, que já vinha dando suporte técnico-administrativo, jurídico e produtivo à diretoria, foi aclamada pela Assembleia. Ela agradeceu a confiança dos demais cooperados e afirmou que dará continuidade nos projetos que vinham sendo desenvolvidos pela ex-presidente Nelielma Miranda, com ações de fortalecimento da cooperativa.
Em seguida, já com a nova presidente em atividade, a COOPCAP promoveu a eleição e posse do seu novo Conselho Fiscal.
Já na AGE, os cooperados aprovaram, a Reforma do Estatuto Social da Cooperativa.