A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço (COOGAL), sediada no município de Calçoene, a 370 km de Macapá, realizou neste domingo, 12 de fevereiro, a sua Assembleia Geral Extraordinária para eleição e posse da Diretoria da cooperativa.
Duas chapas concorriam à presidência da cooperativa. Com o slogan “Esperança do Garimpeiro, Unidos para Vencer”, a Chapa 1 era encabeçada Maria Francidalva Bastos de Lima.
Ela concorreu com o atual presidente Orleni Ribeiro dos Santos, da Chapa 2, que trazia como leva “pra moralidade continuar, vote no Ceará”
O processo eleitoral foi realizado pela Comissão Organizadora designada pelo Conselho Fiscal, tendo Sebastião Chagas Carneiro à frente.
O pleito teve assessoramento técnico da Comitiva do Sistema OCB-AP, comandada pela própria presidente, Maria Nascimento, acompanhada do Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Marcelo Sarmento, da Analista em Cooperativismos, Marcela Pinheiro, e do Técnico de Operações Marildo Souto.
O processo de votação também contou com a contribuição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), que enviou os técnicos judiciários Antônio Souza e João Paulo, que fizeram a checagem final de apuração dos votos que foram depositados via cabine de votação, através de voto secreto.
“A própria cooperativa solicitou a presença do TRE. Então, eu e o meu colega, João Paulo, atuamos como observadores da eleição”, explicou Antônio Souza.
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Amapá, sob a coordenação do sargento Ronilson Alvez Gonçalvez e a Polícia Civil, representada pelo agente Jair Pinheiro, garantiram a segurança da votação.
No total, 581 dos 770 cooperados compareceram às urnas, com sete nulos e brancos. Por maioria de votos, Orlenir Ribeiro dos Santos foi reeleito presidente da COOGAL para o mandato de 2023 a 2027, com 360 votos. Junto com ele, foram eleitos Edson Pereira da Cruz como vice-presidente, e Cátia dos Santos Pargas como diretora financeira.
“Agradeço, em primeiro lugar a Deus, a quem peço sabedoria e força para conduzir mais este mandato. Também agradeço à Francidalva, que concorreu comigo nesse pleito, e a todos da chapa dela por participar do processo”, comemorou o presidente eleito.
“Uma eleição das mais esperadas, feita com acompanhamento do TRE e suporte técnico do Sistema OCB. A COOGAL é uma grande cooperativa e com cooperados muito participativos, é uma grande geradora de emprego e renda e movimenta muito a economia do município. Prosseguirá com seu Orlenir à frente, como foi de vontade soberana dos cooperados e nós continuaremos no suporte técnico para a cooperativa continuar crescendo e ajudando esse rincão do Amapá a se desenvolver e gerar riquezas para a população”, avaliou o processo a presidente da OCB Amapá.
Também participaram do processo membros do Conselho Fiscal da COOGAL, coordenado por Josivan Moraes Guimarães.