A Cooperativa dos Pescadores do Município de Calçoene (CALÇOPESCA) participou, no último dia 4 de maio, da audiência pública do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, promovido pelo Governo do Amapá com as instituições oficiais e a sociedade civil em todos os municípios do estado.
O objetivo é montar um diagnóstico para elaboração do projeto que vai definir as metas e ações da segurança pública no estado no período de 2023 a 2030. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Calçoene.
O presidente da CALÇOPESCA, José Milton do Nascimento, elogiou a iniciativa e ressaltou que é importante ouvir os segmentos sociais e garantir a participação popular.
“Nós, tendo voz, possibilita que as autoridades conheçam melhor as demandas. Nós, por exemplo, que somos um empreendimento cooperativista, também precisamos da segurança pública com maior eficiência, por isso viemos dar a nossa opinião, a nossa contribuição para que não fiquemos de fora da cobertura desse grande plano que está sendo traçado para todo o Estado”
As escutas populares, que são conduzidas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), já passaram por seis municípios: Mazagão, Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá e Calçoene.
Além da Cooperativa, o evento reuniu representantes da educação, da prefeitura e forças policiais que atuam no município.