Um grupo de profissionais da costura do município de Tartarugalzinho já deu o pontapé inicial para a criação de uma cooperativa do ramo trabalho.
O Sistema OCB Amapá atendeu à solicitação das trabalhadoras e foi até a cidade para explicar o cooperativismo como modelo de negócios e como funciona uma cooperativa. O encontro ocorreu no dia 7 de maio, na sede do Sebrae de Tartarugalzinho.
A palestra foi ministrada pelo gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP-AP, Marcelo Sarmento, que falou sobre os fundamentos do cooperativismo e o retorno que os cooperados têm com a prática cooperativa.
A iniciativa pode gerar renda e oportunidades para aproximadamente 50 costureiras da cidade. Uma das possibilidades é a confecção de uniformes escolares, das escolas do município e do estado, assim como outros projetos sociais em Tartarugalzinho.
“Existe um mercado dentro do próprio município que necessita desse serviço e essas profissionais podem acessar esse mercado organizadas como cooperativa. Foi dada toda a orientação de como elas devem proceder para que ocorra a constituição da nova cooperativa e o Sistema OCB Amapá está absolutamente à disposição para contribuir no que for preciso”, comentou Marcelo Sarmento.