O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá (OCB-AP) realizou, nesta quinta-feira, 27 de abril, a sua Assembleia Geral Ordinária de 2023.
A sessão, conduzida pela presidente da entidade, Maria Nascimento, ocorreu na sede do Sistema OCB/AP, no Centro de Macapá, onde dirigentes e representantes de 37 cooperativas filiadas regulares apreciaram relatórios sobre atendimentos e gestão, pareceres sobre contas, todos referentes ao exercício anterior, e o planejamento administrativo e financeiro para o exercício corrente.
Na condução dos trabalhos, Nascimento teve o apoio técnico do superintendente do SESCOOP, Michel Araújo, do assessor jurídico da Casa, Dr. Eide Figueira, e do gerente de desenvolvimento de cooperativas, Marcelo Sarmento.
Antes da pauta do dia, houve apresentação dos membros dos Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética da OCB/AP aos conselheiros do SESCOOP-AP. A medida visa maior integração entre os pares que compõem a estrutura do Sistema OCB/AP.
O Relatório de Atividades destacou ações como a 4ª edição da Corrida do Cooperativismo, a 2ª Feira de Negócios do Cooperativismo Amapaense EXPOCOOP, o Dia de Cooperar 2022, intercâmbios, cursos, treinamentos, entre outras.
Já o Relatório de Atendimentos, que destacou atividades como visitas técnicas, assessoramento técnico, processos de registros, reuniões estratégicas, capacitações, cadastro de regulamentação, entre outras ações, apontou um crescimento nos últimos 3 anos. Em 2022 foram registrados 13.754 atendimentos, 554% a mais que os 2.482 de 2020, e 280% a mais que os 4.899 de 2021.
Em seguida, a presidente apresentou e colocou em apreciação a Prestação de Contas, com Balanço Patrimonial, acompanhado de Notas Explicativas e o Parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2022. Depois de explicada, a Prestação de Contas foi aprovada por unanimidade.
2023
A AGO também definiu o planejamento da OCB/AP para este ano. A presidente da Casa apresentou o Plano de Trabalho e a previsão de Orçamento Anual para o exercício 2023, onde estão todas as atividades e eventos planejados para dar visibilidade ao cooperativismo do Amapá e profissionalizar, através de capacitações em parceria com o SESCOOP, a gestão das cooperativas amapaenses, bem como a dotação orçamentária para a execução dessas ações. O Plano e o Orçamento também foram aprovados por unanimidade.
“Os números que apresentamos sobre 2022 confirmam que estamos no caminho certo porque eles demonstram crescimento, e se nós crescemos, é porque as cooperativas estão crescendo e ficando mais fortes também. Já os números deste ano representam as metas que estabelecemos e que queremos não só alcançar, mas ultrapassar. Os desafios são grandes, mas nossos objetivos são ambiciosos e não vamos abrir mão deles. Hoje foi um dia muito importante para o cooperativismo do Amapá, no qual a democrática e soberana Assembleia Geral Ordinária decidiu os rumos que vamos seguir até o final do exercício. Estamos planejados e organizados”, avaliou Maria Nascimento.