Representantes, entre presidentes e diretores, de entidades do cooperativismo mineral do Amapá se reuniram para um encontro de importância estratégica para o setor no Amapá, na tarde desta quinta-feira (20).
A reunião, em formado híbrido – nos modos presencial e remoto –, ocorreu no auditório do Sistema OCB Amapá, no Centro de Macapá.
Os representantes das cooperativas do ramo mineral e dirigentes da Federação das Cooperativas de Mineração e Garimpeiros do Estado do Amapá (FECOOMI) foram apresentados e puderam conversar diretamente com o novo Secretário de Estado de Mineração, Jotávio Borges. A pasta foi recém-criada pelo Governo do Estado para destravar o setor.
Outra importante participação no encontro foi do Coordenador Nacional do Cooperativismo Mineral da OCB, Gilson Camboim, que entrou por videoconferência, transmitida do Estado do Mato Grosso e a Deputada Federal do Amapá, Silvia Waiãpi, que também participou da reunião pela internet, com transmissão de Brasília (DF).
Jotávio Borges afirmou que pretende criar um comitê formado por representantes de empresas, de cooperativas e outras entidades garimpeiras. O objetivo, segundo ele, é estabelecer um canal de comunicação que facilite e aproxime as entidades para as tomadas de decisão a nível estadual.
“Vamos ficar mais perto. Não vamos burocratizar, vamos trabalhar de uma forma que é pra coisa andar. Assim, vocês poderão ficar à vontade em também propor pra gente, seus projetos de iniciativa no segmento”, resumiu o secretário estadual.
A presidente do Sistema OCB/AP, Maria Nascimento afirmou que o segmento está unido e organizado no Amapá para alavancar a atividade mineral das cooperativas este ano.
“A cadeia mineral pode gerar muitos benefícios ao estado, econômicos e fiscais, como geração de emprego e renda, arrecadação, entre outros. Então, o setor cooperativista está se organizando para tirar as amarras desta atividade econômica este ano e fazer com que ela proporcione ao estado o desenvolvimento que é capaz de conceber, sempre com atuação responsável e social e ambientalmente correta”, avaliou a presidente do Sistema OCB/AP.
O presidente da FECOOMI, Chico Nogueira, afirmou que as cooperativas têm um conjunto de propostas para destravar e promover o desenvolvimento do Ramo Mineral no Estado e elogiou a iniciativa do secretário Jotávio Borges em abrir diálogo diretamente com as cooperativas.