O Sistema OCB Amapá participa da implantação da Plataforma Nosso Campo, que visa impulsionar as vendas da produção rural para escolas públicas, através de um sistema informatizado, tornando mais simples o acesso de produtores rurais, incluindo as cooperativas, a chamadas e editais públicos para a comercialização dos alimentos. A iniciativa é do Governo do Amapá, através da Universidade Estadual do Amapá (Ueap).
A ideia é aumentar o controle da produção agrícola do Amapá, por meio da informatização da produção e das demandas escolares, e alavancar a inclusão dos agricultores locais no processo de distribuição de alimentos.
Na última terça-feira, 14, a Secretaria da Ciência e Tecnologia (Setec) realizou uma reunião com a presença de técnicos de órgãos jurídicos, administrativos e contábeis do Estado para definir as próximas etapas da implantação.
O encontro foi para unir forças e alinhar informações para fortalecer o Nosso Campo. O Sistema OCB Amapá ficou responsável pelo trânsito dessas informações junto às cooperativas
“As cooperativas que estão na ponta das cadeias produtivas possuem muitas informações, são elas quem produzem”, reforçou o superintendente do SESCOOP-AP, Michel Araújo.
A previsão é de que o novo mecanismo esteja em pleno funcionamento até o fim de 2023. De acordo com o gestor da Setec, Edivan Barros, quando concluído, o Nosso Campo vai proporcionar um salto no crescimento do setor primário amapaense.
“Estamos aproveitando este momento para definir quais etapas ainda precisamos percorrer para dar maior celeridade a essa fase do processo de implantação, todo mês, o grupo de trabalho envolvido com o projeto vai se reunir para apresentação dos resultados e evoluções obtidas”, destacou Edivan Barros.
Além do Sistema de Cooperativas, também participaram da reunião sobre o Nosso Campo, o secretário da SDR, Kelson Vaz; representantes das Secretarias de Estado de Educação (Seed); da Fazenda (Sefaz), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.