O evento iniciou com uma mensagem calorosa da presidente do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento, que recebeu a todos com muita empolgação e demonstrou a importância da união entre as cooperativas.
A primeira parte da reunião foi marcada pela presença de autoridades governamentais e parlamentar, que participaram de uma escuta ativa junto aos dirigentes e debateram sobre a temática.
Em seguida os participantes puderam prestigiar a palestra sobre interação e os alinhamentos estratégicos entre as unidades estaduais e a unidade nacional, que foi ministrada pelo representante do Sistema OCB Nacional, Bruno Vasconcelos.
A segunda parte da programa iniciou a tarde com participação da psicóloga Celma Mateus, que é especialista em Saúde Mental, que ministrou a palestra “Saúde mental para os cooperativistas: uma visão transformadora de crescimento e bem-estar”, e proporcionou momentos de reflexão para os dirigentes.
“O tema Saúde Mental ainda é um tabu para muitas pessoas, então precisamos quebrar esses paradigmas e conscientizar nossos trabalhadores sobre a importância do auto cuidado”, frisou Celma.
Para finalizar o evento, os dirigentes debateram entre si três temas em mesas redondas: Inovação e a criação de riqueza social associada às novas formas de cooperativismo, onde foram discutidas ideias para o futuro do cooperativismo no Estado.
Na dinâmica, eles refletiram sobre questões que envolviam inovação, governança, qualidade, modelos de negócios, valor social e políticas públicas adotadas em prol das Cooperativas.
Durante todo o evento as cooperativas puderam fazer uma feira com exposição dos produtos produzidos , como artesanato, café, biscoito de castanha, açaí, farinha, e entre outras iguarias.
O evento acontece anualmente e levanta temáticas diferentes que são debatidas em conjuntos para que o plano traçado seja cumprido com êxito no decorrer desse período.