O Sistema OCB Amapá participou do I Congresso de Integração e Registro Empresarial da Junta Comercial do Amapá (Jucap), realizado na sede do órgão nesta quarta-feira (21), em Macapá.
Com o tema “Uma visão do passado, presente e futuro da Junta Comercial acerca do ambiente de negócios do Estado”, o congresso foi destinado à sociedade civil em geral, em especial, profissionais da advocacia, contabilidade, economia, administração, acadêmicos das áreas afins, servidores públicos, agentes do comércio e empresários.
Além da troca de conhecimento, o evento trouxe uma compreensão do papel da Junta Comercial como instituição estratégica não só para o registro empresarial, mas também para o fomento da economia local.
O congresso foi apresentado em formato de painéis e também foi transmitido pelas redes sociais da Jucap.
Maria Nascimento, presidente do Sistema OCB-AP, que tem acento vogal na Jucap, representou o segmento das cooperativas no evento. Ela palestrou sobre o tema “O papel da OCB no registro de Pessoa Jurídica do setor cooperativista”.
“Os temas apresentados foram relacionados a ambiente de negócios, sob o ponto de vista dos avanços da legislação e das normas técnicas vigentes, dos procedimentos, do uso da tecnologia, e das políticas públicas voltadas à facilitação das demandas do registro e desburocratização. Esses temas são de extrema importância para as cooperativas, que também têm que ter re4gistro na Junta Comercial, então quanto mais pudermos contribuir para a melhoria desses serviços, mais estaremos destravando os caminhos para as cooperativas e foi isso que nós debatemos hoje”, avaliou Maria Nascimento.
O presidente da Jucap, Helder Santana, destacou que esse foi um momento ímpar no ambiente do registro empresarial no Amapá.
“Contamos com a participação de autoridades locais e nacionais, e aqui temos a oportunidade de debater sobre os temas de mais alta relevância para esses setores, que também fomentam a importância do empreendedorismo e a participação de entidades um passo importante na consolidação da Jucap como órgão integrador, com grande potencial de oportunidades profissionais para aqueles que já atuam ou desejam atuar nas demandas empresariais”, detalhou o presidente.
Durante a programação, o órgão também apresentou todos os resultados positivos do trabalho desenvolvido pela instituição durante os últimos anos, indicando as previsões para o futuro do setor econômico no Amapá.