A Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru (COMARU), do município de Laranjal do Jari, no sul do Estado, acaba de ser certificada com o Selo Amapá – Produtos do Meio do Mundo, certificação que visa identificar e promover os bens produzidos no Amapá.
A entrega ocorreu na sexta-feira (9), durante a solenidade de abertura da Feira de Negócios e Inovação, evento realizado pelo Governo do Amapá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com objetivo de valorizar a produção local, fomentar o comércio e incentivar a comercialização e certificação de produtos.
O espaço conta com 50 empreendimentos amapaenses certificados pelo selo, no Complexo Turístico da Beira Rio, no Centro de Macapá.
Na ocasião, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Amapá (SESCOOP-AP), Michel Araújo, recebeu simbolicamente a certificação das mãos do secretário adjunto de gabinete do Estado, Antônio Teles.
“É uma certificação que incentiva e agrega mais valor ao produto da cooperativa, é a garantia de um produto genuinamente amapaense e qualidade. Além disso, algumas de nossas cooperativas também estão na feira, que é uma oportunidade para que a população local conheça e consuma os produtos que são daqui”, afirmou o superintendente.
A COMARU é composta por castanheiros da Comunidade São Francisco do Iratapuru que possuem mais de 50 anos de experiência na coleta de castanha-da-amazônia, foi fundada em 1992 com o objetivo de reunir a produção de todos os castanheiros para possibilitar a negociação de melhores preços, foi o primeiro passo para sair da mão dos atravessadores.
Os produtos da COMARU, óleo e farinha de castanha do Brasil, e o Breu Branco, agora são certificados com o Selo Amapá.
A Cooperativa Mãos que Criam, que produz biojoias, feitas a partir de cascas, sementes e escamas de peixes, também participa da feira.