Um projeto desenvolvido pela Cooperativa de Arte e Cultura Imagem e Cia está ensinando alunos de escolas a transformar lixo descartável em sacolas reutilizáveis.
O principal objetivo é conscientizar a população quanto a reutilização de resíduos sólidos por meio da reciclagem e assim preservar o meio ambiente.
São oficinas de reciclagem nas quais a cooperativa está usando materiais descartados na procissão do Círio de Nazaré para ensinar a fazer as peças. O projeto tem o apoio da Cooperativa Sicredi e do Sistema OCB Amapá.
A primeira experiência ocorreu no último dia 25 com alunos da Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, localizada no Bairro Jardim Felicidade 2, zona norte de Macapá.
A presidente da cooperativa, Débora Bararuá, disse que desde a criação do grupo, a reutilização de resíduos sólidos é para confecção de figurinos e objetos cênicos, além de sacolas e outras peças.
Ela garantiu que além de aprender o básico para costurar as bolsas e sacolas, os alunos ainda participam de uma palestra onde o principal assunto é o bom uso de resíduos sólidos e as políticas públicas para a preservação do meio ambiente.
“É um trabalho que é muito importante, tanto pra reciclagem, quanto para a cultura de artesanato”, reforçou a presidente.
Outras oficinas acontecem nos próximos dias 1⁰ e 19 de novembro, em mais uma escola pública.