O público que foi prestigiar a 2ª Edição da EXPOCOOP – a feira de Negócios do Cooperativismo Amapaense – conheceu toda a qualidade dos produtos e serviços de 50 cooperativas do Amapá, que levaram uma pequena amostra do campo para o centro da capital.
O evento, organizado pelo Sistema OCB-AP, ocorreu neste sábado, 24, ao lado do Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá.
As cooperativas do Ramo Agro venderam até o último de uma grande variedade de produtos, entre queijos, biscoitos, doces, geleias, tortas, bolos, iogurtes, tudo feito com frutas, verduras e hortaliças da agricultura familiar e do extrativismo.
Quem passava, olhava e conhecia, comprava. Foi assim com a servidora pública aposentada Ana Paula Bacessat, que passou pelo estande da Cooperativa Mista dos Produtores e Extrativistas do Rio Iratapuru, do município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá.
Ela comprou castanhas e o óleo da fruta que é produzido pelos extrativistas na agroindústria da cooperativa.
“Eu estava vindo ao Centro e vi a feira, decidi entrar e pra minha surpresa encontrei o espaço da Comaru, que é uma cooperativa que conheço há muitos anos, desde quando ainda viajava a serviço para o interior do Estado. Então, eu sei da qualidade do que ela produz. Eu consumo duas castanhas por dia e, também, por recomendação médica. Gostei muito da iniciativa, as pessoas precisam saber que no Amapá se produz muita coisa com muita qualidade”, avaliou a visitante.
Além da exposição de alinetos, outros produtos de Cooperativas dos Ramos Crédito, Saúde, Consumo, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços em seus variados seguimentos foram levadas para a estrutura da 2ª EXPOCOOP.
Abertura de contas e máquinas de cartão gratuita; planos odontológicos para pessoas físicas, jurídicas e servidores públicos; amostras de minérios, o funcionamento de um garimpo; veículos terrestres e marítimos usados para transportes de cargas e passageiros; pacotes de turismo ecológico, entre outros produtos e serviços.
Na abertura do evento, o superintendente do SESCOOP-AP, Michel Araújo, ressaltou o ambiente de negócios que foi montado para que as cooperativas, além de comercializar produtos, pudessem intercooperar e fechar transações entre si.
“Nós convidamos investidores, empresários, supermercados, para virem conhecer os produtos e serviços. Preparamos o espaço para isto”, ressaltou o superintendente.
A presidente do Sistema OCB-AP, Maria Nascimento, destacou o esforço dos dirigentes e cooperados para levarem as amostras da sua produção até o centro da capital.
“As cooperativas trabalharam muito para nós estarmos aqui, mostrando para a maior população do Estado e empreendedores o que temos de melhor, com muita qualidade”, ressaltou a presidente.
Paralelo à programação de negócios, o evento também levou ao público, atrações culturais e gastronômicas.
Apresentam-se no palco da EXPOCOOP os cantores da terra: Jô Freitas e Ed Jacues, Wanny Caetano e Silmara Lobato.
Cozinha Show
Um dos momentos mais altos do evento foi a apresentação da Cozinha Show, que este ano levou a chef Floraci Dias, do renomado Flora Restaurante. Ela utilizou produtos das cooperativas para preparar um peixe (filhote) recheado com jambu e camarão, servido com farofa de banana e arroz.
“Utilizei os produtos daqui do Amapá. Nossos agricultores têm que ser valorizados, pois temos muitos produtos de qualidade aqui, que não deixam nada a desejar para o que é de fora”, afirmou a chef.
A EXPOCOOP foi até as 17h.
Veja imagens do II Expocoop: Aqui