Com programação artística e de negócios, a 2ª Edição da EXPOCOOP – a feira de Negócios do Cooperativismo Amapaense – ocorre neste sábado, dia 24 de setembro, ao lado do Teatro das Bacabeiras, no Centro de Macapá.
Organizado pelo Sistema OCB-AP, o evento vai trazer, do campo para o centro da capital, alimentos da agricultura familiar amapaense, cultivados pelas cooperativas do Ramo Agro, além da exposição de outros produtos de Cooperativas dos Ramos Crédito, Saúde, Consumo, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços em seus variados seguimentos.
Na tarde de quarta-feira (21), a diretoria e equipe técnica da OCB-AP reuniram representantes das 51 cooperativas e parceiros que estarão na EXPOCOOP deste ano para alinhar os últimos detalhes antes do evento. O encontro ocorreu na sede da OCB-AP, em Macapá.
A presidente do Sistema, Maria Nascimento fez um checklist com todos os participantes da reunião.
Para amostra e comercialização com o público, as cooperativas levarão para a EXPOCOOP produtos e serviços como: camarão, hortaliças, especiarias, artesanato, biojoias, polpas de frutas, sorvetes, açaí, entre outros produtos da agricultura familiar, mudas de plantas, castanha da Amazônia e seus subprodutos (biscoito, óleo).
Numa outra frente, as cooperativas de Crédito, Saúde, Consumo, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços levarão para o evento atendimentos de: abertura de contas e máquinas de cartão gratuita; planos odontológicos para pessoas físicas, jurídicas e servidores públicos; amostras de minérios, o funcionamento de um garimpo; veículos terrestres e marítimos usados para transportes de cargas e passageiros; pacotes de turismo ecológico, entre outros produtos e serviços.
“A EXPOCOOP é uma vitrine para que a sociedade em geral conheça ainda mais a força do Cooperativismo no Amapá em seus seis ramos de atuação em todo o Estado. Então, nós vamos proporcionar um ambiente de negócios: negócios entre cooperativas (intercooperação), vendas, negócios com pessoas físicas e jurídicas. E durante o dia teremos a programação cultural com cantores da terra para animar o público e, também, a parte gastronômica”, resumiu Maria Nascimento.
Empresários de fora do estado estarão on-line na sala de rodadas de negócios para contatar os empreendedores do cooperativismo amapaense.
A montagem da estrutura já inicia nesta quinta-feira (22). As cooperativas começam a ocupar os estandes na sexta-feira (23).
Atrações culturais
Paralelo à programação de negócios, o evento também levará para o público, atrações culturais e gastronômicas.
Às 9h30, apresentam-se no palco da EXPOCOOP a dupla Jô Freitas e Ed Jacues. Às 12h, é a vez de Wanny Caetano.
Às 15h, ocorre um dos momentos mais altos do evento, a apresentação da Cozinha Show, que este ano traz a chef Floraci Dias, do renomado Flora Restaurante. Ela utilizará produtos das cooperativas para preparar pratos especiais.
Às 16h sobe ao palco a cantora e intérprete de escola de samba, Silmara Lobato.
A programação inicia a partir de 9h e segue até o fim da tarde.