A Cooperativa Amazonbai, da comunidade ribeirinha do Bailique, distrito de Macapá, apresentou os primeiros resultados positivos após o início do Programa Economias Comunitárias no Amapá, que é financiado pelo Fundo JBS pela Amazônia.
As novidades foram mostradas no Workshop Resultados Parciais do Programa Economias Comunitárias no Amapá, que aconteceu no início do mês na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá.
O Programa Economias Comunitárias tem cunho solidário inclusivo. No caso da Amazonbai, o foco é trabalhar a relações da cadeia do açaí para desenvolver um modelo de industrialização e comercialização para a cooperativa, implementando ações para melhorar os processos de estrutura e a produção.
O Instituto de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa) e o Sistema OCB Amapá também apoiam a iniciativa.
Futuramente, o modelo implementado poderá ser replicado como guia a nível mundial, que além da cadeia do açaí, poderá ser estendido às cadeias do pescado, plantas medicinais e outras.
“Foram dois dias de trabalho junto aos nossos parceiros do Instituto Terroá, Instituto Interelos, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), UEAP e fundo JBS. Agradecemos a todos que participaram conosco. Temos a certeza de que, juntos, conseguiremos alcançar o desenvolvimento da nossa cooperativa e, consequentemente, dos nossos territórios”, avaliou o presidente da Amazonbai, Amiraldo Picanço.