A Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Estado do Amapá (FECOOMI-AP) reuniu as suas Cooperativas filiadas para prestar contas e eleger seu novo Conselho Fiscal para o quadriênio 2022/2026.
Representantes de 10 das 11 cooperativas participaram da Assembleia Geral Ordinária, em modo presencia e por teleconferência: COOEMAP (Macapá), COOMIGAP (Porto Grande), COOMING (Cupixi/Pedra Branca), GOLDCOOP (Lourenço/Calçoene), COOTA (Tartarugalzinho), COOMINAS (Vila Nova/Porto Grande), COOGAL (Lourenço/Calçoene), VERDE MINAS (Oiapoque), COOMEJ (Laranjal do Jari), e COOPGAVIN (Vila Nova/Porto Grande.
A abertura da AGO, realizada na sede do Sistema OCB-AP, no Centro de Macapá, foi feita pela presidente Maria Nascimento, que elogiou a organização da Federação e reforçou o apoio irrestrito do Sistema para a FECOOMI e suas filiadas.
“O Sistema existe por elas e para elas. São essas entidades, hoje fortemente unidas por uma federação, que nos movem e que nos estimulam a trabalhar para cada vez mais profissionalizar a gestão de cooperativas no Amapá. E essas cooperativas do segmento mineral têm demonstrado exemplo de organização e união com o objetivo de gerar empregos, renda, desenvolver e proteger as comunidades onde atual e alavancar a economia do Estado com a atividade garimpeira. As portas da OCB-AP estão sempre abertas a todos com apoio do nosso corpo técnico”, ponderou Nascimento.
Antes da pauta do dia, por transmissão virtual, o Presidente, o Superintendente e o Diretor Executivos da Confederação Nacional de Mineração (CNMI), Bruno Cecchini, Matheus Trajano e Gilliard Silva, respectivamente, participaram da sessão para incentivar e agradecer o apoio da FECOOMI-AP na luta pela regularização da atividade garimpeira.
“O Amapá é uma das Federações que mais nos ajudou a ganhar espaço e respeito para lutar pela regularidade e sustentabilidade da atividade garimpeira e nos aproximar das cooperativas do setor. É muito importante o apoio desta Federação, seu Chico Nogueira fez um ótimo trabalho de união de forças, aí, no Amapá”, avaliou o Presidente Bruno Cecchini.
Eleição
O Presidente da FECOOMI, Chico Nogueira, com apoio do Conselheiro de Administração da Casa, Gilcimar Pureza, conduziu a sessão que elegeu a nova formação do Conselho Fiscal:
Efetivos
Raimundo Aguinaldo Chagas da Rocha (VERDE MINAS)
Lucas Evangelista Costa (GOLDCOOP)
João Barreto Torres (COOMING)
Suplentes
Herbert Luis de França Júnior (COOMINAS)
Raimundo Mauro Nunes (COOMING)
Domingos Viana da Silva (GOLDCOOP).
Eles foram oficialmente empossados ao final da AGO.
Ainda na sessão, foi feita a apresentação do Relatório de Prestação Contas dos exercícios financeiros dos anos de 2019, 2020 e 2021, que foram analisadas e aprovadas pela Assembleia.
“Quero agradecer mais uma vez o apoio da OCB-AP e do SESCOOP na pessoa da presidente Maria Nascimento e de toda sua equipe. Estamos trabalhando incansavelmente para regularizar e fazer com que a atividade garimpeira e mineral no Estado tenha sua importância econômica e social reconhecida no Amapá e o apoio do Sistema tem sido fundamental para avançarmos”, analisou Chico Nogueira.