No segundo dia do Curso de Formação de Conselheiros 2022, promovido pelo Sistema OCB-AP, através do SESCOOP-AP, os cooperados, dirigentes e colaboradores conheceram as normas, procedimentos e conduta que devem ter um membro de um Conselho Fiscal de uma cooperativa.
O treinamento, iniciado na terça-feira, 15, e finalizado nesta quarta-feira, 16, ocorreu na sede central do cooperativismo amapaense, no Centro de Macapá.
Nesses dois dias, representantes de 14 cooperativas dos seis ramos no Amapá estudaram conteúdos sobre as funções, atribuições e o papel de conselheiros dentro dos Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética.
Também conheceram as atribuições da diretoria e do presidente.
“Esse público que participou do curso, um dia eles poderão vir a compor um dos Conselhos de uma cooperativa, por isso, é fundamental que busquem capacitação. Um conselheiro deve saber seus deveres e obrigações, ele deve saber, por exemplo, ler e entender relatórios contábeis, financeiros, relatórios de prestação de contas, entre outros. Tudo isso nós trabalhamos nestes dois dias. Agora, eles e elas poderão multiplicar esses conhecimentos nas suas cooperativas. Estão aptos a desempenharem esse importante papel”, analisou o Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB-AP, Marcelo Sarmento, instrutor do curso.
Para o presidente da Cooperativa dos Produtores Extrativistas da Amazônia (Copeam), Isaac Medeiros Dias, da Comunidade da Foz do Rio Mutuacá, município de Mazagão, o curso veio em momento oportuno, pois a cooperativa foi formada recentemente e os sócios-cooperados estão ávidos por capacitações como esta.
“Saímos daqui hoje com um conhecimento bem amplo. O contato com representantes de outras cooperativas que já estão no mercado foi muito proveitoso também. Pudemos aprender que os Conselhos Fiscal e de Administração são importantíssimos para gestão transparente de uma cooperativa, mas acima de tudo, aprendemos que todos nós somos fiscais, a cooperativa é um grupo em que todo mundo fiscaliza todo mundo, para que ela possa funcionar de forma correta, numa só direção”
A Presidente da OCB-AP, Maria Nascimento, fez o encerramento do curso e parabenizou a presenta dos mais variados representantes de cooperativas.
“É gratificante ver o interesse da nossa gente. Ver esse auditório com todos os assentos ocupados nos orgulha, pois nos dá a certeza de que estamos expandindo conhecimento sobre cooperativismo para dentro das cooperativas, o que tornará a gestão do setor no Estado cada vez mais profissional e por consequência uma oferta de produtos e serviços de muita qualidade para a população amapaense”,
Crédito e abertura de contas
Ao final do conteúdo programático, técnicos da Cooperativa de Crédito Sicredi-AP apresentaram os produtos e soluções da instituição para os alunos do curso e, ainda, iniciaram o processo de abertura de contas para quem se interessou.