A parceria desenhada ainda em 2021 entre o Sistema OCB/SESCOOP-AP e o Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV) se consolidou nesta segunda-feira (7), quando as duas instituições oficializaram um convênio para acesso de cooperados e seus familiares à graduação e língua francesa da entidade educacional, especializada em ensino técnico e superior. A medida também se estende aos colaboradores das cooperativas do Amapá.
Eles poderão ingressar com até 85% de desconto na mensalidade no Curso de Gestão de Cooperativas. Também poderão aprender o idioma francês na Escola Técnica Francesa pertencente ao UniFCV.
Além desses, os futuros acadêmicos ligados às cooperativas poderão também ser beneficiados com descontos, que variam de 39% a 54%, em graduações de bacharelado nas áreas de engenharia e serviço social; tecnólogo nos segmentos de gestão, design e logística; e licenciatura nas áreas pedagogia e educação física; além de descontos também para pós-graduações.
A solenidade de assinatura do convênio ocorreu na sede do UniFCV, localizado no Bairro do Trem, zona sul de Macapá. Estiveram presentes diretores de cooperativas e conselheiro do SESCOOP-AP.
Ao assinar a minuta da parceria, a presidente do Sistema OCB-AP, Maria Nascimento, destacou que oportunizar a capacitação com qualidade às cooperativas, seus sócios e familiares, dirigentes e colaboradores, além de proporcionar mão-de-obra mais qualificada em gestão, a parceria implicará na formação de grandes líderes do cooperativismo no Amapá.
“O conhecimento é libertador. Com informação e formação de nossos sócios cooperados, daremos mais um passo para sermos uma referência em cooperativismo não apenas no Amapá, mas no Brasil”, declarou Nascimento.
O superintendente do SESCOOP , Michel Araújo, destacou que aprender a língua francesa seria de grande valia para aumentar as chances de fechar negócios diretamente com o mercado consumidor vizinho da Guiana Francesa e fazer do território ultramarino um trampolim para o mercado europeu.
“O conhecimento é o grande passo, aliando conhecimento técnico ao conhecimento tradicional e empírico que nós das cooperativas temos, e ainda falando um outro idioma, isso vai dar grandes negócios. Estamos ao lado de uma comunidade europeia e temos condições de acessar esse mercado”, analisou Michel Araújo.
Além da presidente, também assinou a validação do convênio a pedagoga Iracema Alves da Silva, pela instituição de ensino superior.