A convite da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Macapá (Semtradi), o Sistema OCB-AP foi até a comunidade do Maruanum onde participou da primeira capacitação de empreendedores no Centro das Louceiras do Maruanum, em parceria com o Instituto Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Improir). A programação ocorreu nos dias 15 e 16 de janeiro.
Além da OCB-AP, as palestras foram realizadas por técnicos da Prefeitura e da Cooperativa de Crédito SICREDI. Ao todo 38 empreendedoras foram capacitadas e receberam certificação.
Entre os temas trabalhados no treinamento estavam empreendedorismo, técnicas de vendas e pós-vendas, marketing digital, educação financeira e cooperativismo, que foi explanado pela presidente da OCB/AP, Maria Nascimento. Para ela a capacitação teve um ingrediente especial a mais: Maruanum é a sua terra natal.
“Foi um momento muito especial e de grande emoção, pra mim, poder retornar onde fui criada e poder retornar levando um conhecimento para o crescimento da comunidade é ainda melhor. É um prazer poder ajudar as louceiras a agregar conhecimento e valor às peças tradicionais e históricas fabricadas por elas”, comentou a presidente executiva.