Num jantar que reuniu presidentes e representantes de cooperativas, o Sistema OCB-AP e a Cooperativa de Crédito Sicredi comemoraram o início das atividades da instituição no Amapá.
O evento ocorreu na noite desta quarta-feira (20), na sede da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP), no Centro de Macapá, no mesmo endereço onde a Sicredi inaugura, no próximo dia 25, a sua primeira agência no estado.
Na oportunidade, os responsáveis pela vinda da cooperativa de crédito ao Amapá, relembraram o apoio que receberam para que o projeto de estabelecer o novo empreendimento cooperativista no estado se consolidasse.
O gerente geral da Sicredi no Amapá, Mateus Zimer, ressaltou que o momento foi de reafirmar o compromisso de fortalecer o cooperativismo em seus ramos, como saúde, transporte, trabalho, mineração, produção, agro, entre outros, o comércio local, os ribeirinhos e os produtores rurais do estado.
“O Sicredi hoje tem uma gama de produtos e soluções para ajudar a agregar renda nessas comunidades. Temos taxas mais baratas, produtos isentos, justamente para fortalecer e apoiar o cooperativismo na região. Temos muito a desenvolver na região e queremos ajudar essas cooperativas nessa missão, muitas pessoas associadas às cooperativas são desassistidas pelas instituições financeiras, que não conseguem nem abrir uma conta, e o Sicredi tem um modelo diferente, um modelo de apoiar essas pessoas”, declarou Zimer.
O presidente da Sicredi Integração, Marco Túlio Duarte Soares, também destacou o apoio e a articulação da OCB-AP para a consolidação da instituição de crédito no estado amapaense.
“Nós fomos muito bem acolhidos quando chegamos aqui, em 2019, por várias cooperativas. Recebemos um apoio incondicional nesses últimos dois anos, e estamos prestes a realizarum sonho, graças ao apoio da OCB-AP, que nos tem apoiado fortemente. Queremos ajudar a desenvolver as regiões do Amapá e Pará e demais ilhas. Queremos crescer com o estado do Amapá e estamos à disposição das cooperativas filiadas ao Sistema OCB-AP, empreendedores, empresas, microempresas, e do público em geral, queremos crescer juntos”, afirmou Marco Túlio.
A presidente executiva da OCB-AP, Maria Nascimento, destacou que o Sicredi é uma instituição de crédito diferente de outras instituições financeiras, em razão do esforço em achar solução para os clientes.
“O Sicredi ajuda a sanar os problemas das pessoas, quando uma pessoa não consegue abrir conta porque não tem um endereço, porque mora numa ilha, num arquipélago, numa comunidade distante, a Sicredi busca uma solução. Eles são uma cooperativa que ajuda a desenvolver as pessoas, com projetos de educação financeira que podem, por exemplo, ajudar cooperados a se organizar financeiramente, se planejar, nenhum banco faz isso. E eles estão trazendo tudo isso pra cá para o Amapá. Então estamos comemorando esse momento muito importante para o estado”, ponderou Maria Nascimento.
Ela finalizou agradecendo a presença de todos que prestigiaram o evento e espera vê-los novamente no dia da inauguração da agência em Macapá, na próxima segunda-feira (25).
DICC
O evento desta quarta-feira também ocorreu em alusão ao Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro. Este ano, o DICC caiu no dia 21.
A data destaca a contribuição e as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade.
Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil neste ramo, o Sicredi se destaca como exemplo do segmento pelo seu crescimento e atuação, que hoje compreende 25 estados e o Distrito Federal com mais de 5 milhões de associados.
Parabéns ao sistema OCB-SESCOOP/AP, por mais está ação em busca desse resgate e expansão da doutrina no estado. Certamente com esses atores novos na gestão, logo teremos um retrato diferenciado para melhor do sistema no Amapá. Contem com a FÊNIX para essa retomada.