OCB Amapá vai ajudar a criar a 1ª cooperativa indígena no Estado

O Sistema OCB Amapá abraçou a ideia de povos indígenas do norte do Estado e vai ajudar a criar a primeira cooperativa formada por etnias que vivem nas terras Uaçá, no município de Oiapoque.

O apoio foi confirmado pela presidente da OCB-AP, Maria Nascimento, ao representante do Conselho de Caciques do Uaçá, José Yaparrá. Ele percorreu cerca de 600 km de sua aldeia até chegar à sede da OCB Amapá, em Macapá, em busca de informações sobre como constituir uma cooperativa e foi recebido com total incentivo.

Segundo o cacique, a ideia é constituir uma entidade do ramo agro, especializada em agricultura familiar e tendo como carro-chefe o manejo de açaí, que tem grande potencial na região. Além dessas, ainda estão em estudo outras atividades que as riquezas do território indígena podem proporcionar de forma sustentável.

Ainda não é possível quantificar quanto seria a produção, mas só para se ter uma ideia, as terras indígenas do norte do Amapá abrangem cerca de 60 aldeias, segundo Yaparrá.

“Escolhemos em conjunto uma cooperativa porque queremos nos organizar e trabalhar juntos sempre. E estamos bastante esperançosos após este contato com a OCB em Macapá, agora sabemos que teremos apoio”, animou-se o cacique.

Maria Nascimento reuniu o corpo técnico da OCB e colocou à disposição a expertise da Casa para auxiliar em todas as etapas do processo de criação da cooperativa indígena.

“É uma iniciativa fantástica. E nós ficamos muito empolgados com ela. O potencial deste empreendimento legítimo que eles querem criar, por si só, já é uma marca muito forte. Estamos de mãos dadas neste projeto e vamos torná-lo realidade com certeza”, declarou a presidente da OCB-AP.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.