Cooperativas mostram a força da Agricultura Familiar amapaense na 44ª Expointer

Foi em uma das maiores vitrines do setor produtivo da América Latina que o cooperativismo do Amapá mostrou mais uma vez a sua força e a qualidade dos seus produtos. Com apoio da OCB Amapá, as Cooperativas Cooperflora, Bio+Açaí e Agroporto levaram uma amostra do seu potencial até o Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul, onde participaram e tiveram oportunidades negócios na 44ª Expointer. O evento ocorreu de 4 a 12 de setembro.
O ponto alto da programação para as representantes amapaenses foi a certificação dos produtos da Bio+ Açaí e Agroporto com o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para identificar aos consumidores um alto padrão de qualidade.
O Senaf traz um QR Code às embalagens, que direciona automaticamente para uma página web com informações sobre o produto, como estado de origem, valor nutricional e o contato do produtor familiar. Basta que o consumidor aponte a câmera do celular para o código.
A presidente da OCB Amapá, Maria Nascimento, destacou que a certificação potencializa a produção familiar e aproxima os produtos do consumidor final. Ela também evidenciou que o objetivo principal era aumentar a visibilidade da produção.
No Pavilhão da Agricultura Familiar, a Cooperflora, a Bio+Açaí e a Agroporto puderam apresentar seus produtos para cerca de 15 mil visitantes por dia, segundo a organização do evento. Contudo, também houve 56 mil visualizações na plataforma online da feira, de 25 países.
“É uma grande vitrine e essas cooperativas se organizaram com o auxílio e apoio da OCB para participar dessa grande oportunidade. Mais do que as vendas dos produtos que foram levados, o importante foi a visibilidade aos produtos, que proporcionam contatos e negócios a seguir”, resumiu a presidente.
Entre os 228 expositores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e dos anfitriões do Rio Grande do Sul, que estiveram presentes nesta edição do evento, as três agroindústrias do Amapá se destacaram.
O presidente da Bio+Açaí, Edilson Rocha, presente pela segunda vez na Expointer, foi com objetivo de expandir a marca da polpa e do sorvete de açaí orgânico. E conseguiu. Ele fechou com um representante do RS, aumentando seu leve de comércio nacional, que já continha, além do próprio Amapá, os estados de São Paulo e Santa Catarina.
A 44ª Expointer destacou-se pelo rígido e responsável protocolo de prevenção e proteção à saúde individual e coletiva contra o covid-19, um modelo sanitário com todos os cuidados possíveis com intuito de prevenir contágios mesmo com público presencial.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.