O Sistema OCB/SESCOOP-AP realizou na manhã da última quinta-feira, 08 de julho, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reunião com os dirigentes das Cooperativas do Ramo Agro para nivelamento das regras e dos critérios para acesso aos benefícios do Programa de Produção Integrada (PPI).
O PPI tem como objetivo geral promover o fortalecimento da agricultura familiar através da introdução de tecnologias de produção de alimento, com foco na melhoria de vida das famílias envolvidas. O calendário Agrícola/Safra período 2021-2022 tem disponível mais de R$ 8 milhões de reais para o fortalecimento da agricultura familiar e as cooperativas amapaenses estão totalmente integradas ao público-alvo do Programa.
O secretário da SDR Janer Gazel, e o deputado estadual Jesus Pontes destacaram a importância das cooperativas dentro do PPI, com a necessidade de organização dos seus projetos para apresentar e acessar o crédito disponibilizado. O superintendente da OCB-AP, Michel Araújo, também participou do encontro.
A Presidente do Sistema OCB/SESCOOP, Maria Nascimento, frisou a grande dificuldade das cooperativas acessarem o crédito e acredita que não há outra alternativa, senão medidas específicas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, com ênfase na mecanização e assistência técnica integral e permanente.
“As cooperativas regulares do Estado do Amapá estão preparadas para estabelecer a verdadeira mudança que o setor produtivo espera. O PPI integra uma das inúmeras ações que poderão consolidar as nossas cooperativas como promotoras da mudança no fornecimento de produtos e subprodutos da agricultura familiar para toda a rede de varejo, voltada para a alimentação”, afirmou a presidente da OCB-AP.
Os cooperados presentes ficaram satisfeitos por estarem mais próximos da SDR, principalmente porque os técnicos responsáveis pelo PPI compreenderam a importância de planejar em conjunto com a os verdadeiros atores da mudança. A técnica da SDR Maria Carvalho tirou todas as dúvidas dos representantes das cooperativas Comagro, Camaipi, Agrossan, Bio+açaí e Coopmaraca.
A reunião foi marcada com um café da manhã oferecido pela presidente Maria Nascimento, com produtos das cooperativas presentes na reunião, incluindo o café feito do caroço do açaí para degustação.